terça-feira, 10 de novembro de 2009

Por que parou?

O Goiás foi a surpresa positiva no primeiro turno e está sendo a grande decepção do returno do Brasileirão. O time do Paraíso Verde Plano, tinha tudo para figurar entre os primeiros colocados na reta final do campeonato. Não foi prejudicado na janela de transferência, alías, foi beneficiado, com uma das principais contratações na janela, o atacante Fernandão, chamado pela torcida de Fernandeus. Os problemas da zaga foram resolvidos ao passar da competição, seus alas figuram entre os melhores do Brasil, Léo Lima estava em boa fase, Iarley e Felipe sempre balançando as redes. Mas afinal, o que aconteceu com o Goiás? O time já não vence há 8 partidas, sendo 6 derrotas, algumas goleadas e derrotas em casa. Tinha tudo para engrenar e caiu de rendimento, coincidentemente ou não, quando o treinador Hélio dos Anjos deu declarações polêmicas sobre seus atletas, criticou o ataque na partida contra o Avaí, o volante Everton pela expulsão na partida contra o Cerro Porteño, pela Copa Sul-americana.
Fato é que o time caiu de rendimento, além de ter sido afetado pelas palavras do treinador. Julio César e Vitor não conseguiram repetir as boas atuações do primeiro turno, e Léo Lima ficou sobrecarregado na criação das jogadas, nem a volta de Romerito e Ramalho ajudaram a equipe. Fernandão, visivelmente fora de ritmo de jogo, já que no "Mundo Árabe" se treina e se joga menos, não deu a contribuição que era esperada. Fernandão que veio para ganhar cerca do dobro do salário dos ídolos Harlei e Iarley, também pode ter gerado um mal estar no elenco.
O Goiás já se firmou como uma nova força no futebol nacional, é um time grande. Já participou e bem da Libertadores, foi 3º colocado do Brasileirão 2005 e teve chance de brigar pelo título. Não poderia ter caído de rendimento sem um grande motivo aparente, não teve perda de jogadores, como o Corinthians e Inter e foi quem melhor se reforçou para a reta final da competição. O time tem a pior campanha do returno, com apenas 12 pontos conquistados. Se souber se reforçar e manter a boa base, terá tudo para fazer uma grande campanha em 2010 e tentar entrar no eixo de Rio-SP-Minas-RS, para brigar até o final não só por vaga em Libertadores, mas pelos títulos do Brasileirão e Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário