quinta-feira, 13 de maio de 2010

Passaporte Carimbado - Luís Fabiano

O Fabuloso é o matador da era Dunga. Virou o camisa 9, posição que o Brasil tentou vários nomes, Vagner Love, Rafael Sobis, Jô, e todos não corresponderam as expectativas, deixando a torcida com raiva a cada partida. Até que veio o 4º jogo brasileiro nas eliminatórias. Brasil x Uruguai, no palco favorito de Luis Fabiano, o Morumbi. Fez 2, virou um jogo complicado e caiu nas graças da torcida. Com a boa atuação contra o Chile, em Santiago, se firmou de vez como homem-gol da Seleção.
Fabiano, como iniciou sua carreira, apareceu para o futebol na Ponte Preta, jogou de 97 até 2000, quando foi para o Rennes da França. Teve passagem apagada, retornando no ano seguinte, agora como Luís Fabiano, para o São Paulo. Polêmico dentro de campo, ele sempre gostou de uma confusão, não fugia de uma briga, disputava todas as bolas, e algumas vezes recebia cartão vermelho, ficou até marcado por isso em 2002. Permanceu no Tricolor Paulista até a metade da temporada 2004 indo para a Europa novamente, dessa vez para o Porto, onde no mesmo ano foi Campeão Mundial de Clubes em cima do Once Caldas, time que havia eliminado Fabigol da Libertadores daquele ano. A passagem pelo clube português foi apagada e veio a transferência para o Sevilla. Lá Luís Fabiano reencontrou seu faro de gol e logo caiu nas graças da torcida. Vive até hoje em grande fase e é a esperança de gol da torcida Canarinho para Copa 2010.

O Jogo do ano.

Grêmio e Santos, fizeram a grande partida de futebol de 2010, no Brasil. Os dois times tem o hábito de jogar pra frente, a melhor defesa é o ataque e com 7 gols, penalti perdido, falhas individuais, bola na trave e golaços, fizeram da partida de ontem uma emoção pura.
A equipes vribravam no jogo, os treinadores idem.
O Santos abriu o marcador, após saída errada de Victor. André, sempre lá conferiu. E estava lá para fazer o segundo, quando aquele que o só o Dunga não viu jogar, Ganso roubou a bola e deu no espaço possível entre os zagueiros do Grêmio, para fazer 2x0.
Com a faca no pescoço, o Imortal partiu pra cima e Felipe, em sua melhor partida no ano, fechou tudo, Mario Fernandes, Jonas, Borges, Hugo tentaram, mas ele estava intransponível, pegou de maneira espetacular o penalti de Jonas, dando uma resposta imediata a ameaça da chegada de Diego Cavalieri.
Veio o segundo tempo e tudo continuou, ninguém parava de atacar, mas Dorival errou. Colocou Rodrigo Mancha na vaga de Marquinhos, o ponto de equilíbrio entre meio e ataque. A alteração para recuar o time não era a forma de responder a pressão do Grêmio. E a alteração deu mais errado porque Mancha teve 9 minutos desastrosos , os mais terríveis de sua carreira. Perdeu bolas quando a zaga não estava postada e Borges empatou o jogo. Logo depois Jonas acertou um pombo sem asa, e ainda Borges fez seu terceiro gol. Mas não poderia parar por aí. Tinha que ter mais um gol, um para dar ainda mais emoção para a Vila Belmiro. Ganso, num curto espaço, cruzou para Robinho marcar um belo gol.
Ufa! 4x3 e semana que vem tem mais, tem Neymar de volta e tudo para termos mais um jogo para entrar para história.

Ferido sim, mas não morto.

Essa e outras frases de efeito foram usadas pelo técnico Rogério Lourenço durante a coletiva após a derrota do Flamengo para Universidad del Chile, no Maracanã.
Porém nada justifica. O time errou na defesa duas vezes em 3 minutos, resultado, gol da "La U". A equipe sentiu o golpe, tentou de todas as maneiras o empate, foi pra cima, de maneira desordenada, e não conseguiu dar uma grande pressão, tentava alçando bolas na área e chutando, mas sem muita criatividade. E o que era pesadelo passou a virar tons de tragédia. Bruno falhou em falta cobrada pelo time chileno que chegou ao segundo gol antes dos 25 minutos. Nessa hora Michael já havia entrado na vaga de Rômulo, mas fazia sua pior partida pelo Flamengo, pior até do que contra o Corinthians. O gol de Adriano por volta dos 35 minutos trouxe a torcida de volta, que estava desacreditada com o que via.
Aos 46 a esperança surgiu com a expulsão do chileno. Na falta Vagner Love perdeu gol incrível, cara a cara com o goleiro Pinto, jogando uma ducha de agua gelada na Nação.
O Flamengo no Maraca precisa da torcida, mas a torcida precisa ainda mais do Time. O time também tem que apoiar a torcida e ontem não teve quem não perdesse a paciência.
Ainda mais depois do terceiro gol chileno, num contra-ataque besta, que o Fla deu para os chilenos. No final, Juan ainda diminuiu a diferença, depois de um segundo tempo em que o Mengo tentou de um jeito desordenado chegar aos gols, mas sem efeito. Deu uma amenizada para o jogo de quinta (20), mas a classificação é improvável.
Ontem as falhas no sistema defensivo ficaram claras no primeiro e terceiro gol. Maldonado não é o mesmo Leão de Chácara que era até antes da contusão. Bruno falha e ainda diz que "está se lixando" para torcida. 72 mil pessoas no estádio e ele achando que é craque, que é maior que o Flamengo. Sem comentários
De destaque só Léo Moura que tentou produzir algo com Wllians pelo lado direito e Vagner Love, muita garra, disposição, mas pouca técnica, ai fica difícil.
A missão é quase impossível, mas futebol é futebol e Rogério Lourenço precisará de mais do que frases de efeito para voltar do Chile com a vaga para, uma improvável, semi-final.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

E a gente ainda critica o Dunga

Das seleções favoritas ao Mundial, a Argentina e a França surpreenderam em suas convocações. Maradona e Domenech, que são contestados em seus países, ainda deixaram de levar alguns nomes que fariam a diferença na Copa. Cambiasso e Zanetti estão em grande fase, mas Maradona não os convocou, preferiu levar alguns desconhecidos que só foram convocados para amistosos contra Alemanha e Costa Rica. Ja o técnico da França deixou simplesmente Karin Benzema, 3ª grande contratação do Real Madrid, de fora. Um atacante de categoria, que foi preterido por atacantes de times de médio porte da Terra de Napoleão. Esses jogadores que ficaram de fora tem qualidade de sobra para estarem em suas seleções. Se Dunga foi contestado aqui por sua convocação, a repercussão dos convocados por Maradona e Domenech foi ainda pior, em uma pesquisa 80% dos entrevistados não confiam nos jogadores franceses. Já na terra de nossos hermanos, os inúmeros jogadores que foram convocados apenas uma ou duas vezes por Diego Armando, causou espanto e revolta em alguns torcedores, que também não creem em uma boa campanha na África do Sul.

Passaporte Carimbado - Robinho

A partir de hoje faremos uma breve apresentação sobre os 23 convocados por Dunga para o Mundial da Africa do Sul. E vamos começar por ele que foi o jogador mais chamado pelo treinador desde o início dos trabalhos. Robinho vai para sua segunda Copa do Mundo. É um dos homens de confiança de Dunga.
Robinho começou sua carreira no Santos, e desde as divisões de bases se destacava, chamando a atenção até do Rei Pelé. Subiu para o profissional em 2002 com a chegada de Celso Roth, mas foi com Emerson Leão que ganhou a posição de titular e com a segunda geração dos Meninos da Vila, foi campeão brasileiro em 2002, tirando o Santos de uma fila de títulos que já durava 18 anos. No início de 2004 fez parte da Seleção Pré-Olímpica que decepcionou na competição, perdendo a vaga para a Argentina e Paraguai. Ainda em 2004, sob o comando de Wanderley Luxemburgo foi Bi-brasileiro, depois de viver um drama familiar, com o sequestro de sua mãe nas rodadas finais da competição. Robinho era o grande nome do futebol brasileiro e já era convocado por Parreira para a seleção principal, tanto que formou com Adriano, Ronaldinho Gaúcho e Kaka, o quarteto que encantou o mundo na Copa das Confederações de 2005. Ao final da competição foi contratado a peso de ouro pelo Real Madrid. Mas Robinho nunca chegou a ser regular e a esperança da torcida Merengue virou cobrança, passou a ser muito contestado e após 3 temporadas , com 2 títulos espanhóis, Robinho era cotadíssimo para ir para o Chelsea, mas surpreendeu ao assinar com o Manchester City. A mudança para o time dos irmãos Gallagher, também não surtiu muito efeito, a regularidade também não aconteceu e Robinho, no início de 2010, acabou retornando ao Brasil, conquistando o Paulistão 2010 comandando a terceira geração de Meninos da Vila.
Na Seleção, Dunga sempre teve confiança em Robinho, principalmente depois da conquista da Copa América de 2007, quando ele comandou a equipe brasileira.
Robinho ja era dado como certo na copa, e nós esperamos que as boas atuações durante as eliminatórias e nos amistosos se repitam e a estrela do Rei das Pedaladas brilhe na terra de Mandela.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Comprometimento, Dedicação e Coerência

Tudo isso foi usado por Dunga na lista dos 23 que irão representar a Seleção Brasileira na Afríca do Sul. Ele convocou quem ele acha que será dedicado e sabe quem é comprometido. Nesses quase 4 anos, desde o jogo contra a Argentina, no Emirates Stadium, em 2006, Dunga vem mantendo uma coerência em todas as suas convocações. Foram 88 nomes, hoje saíram os 23 e todos eram esperados, mesmo onde haviam dúvidas, os jogadores que foram convocados eram opções.
Divergências sempre aconteceram numa convocação para uma Copae como todo mundo é técnico, discordo de 3 nomes que deveriam estar entre os 23 e o Capitão do Tetra deixou de fora.
1- Victor. É claro que Victor deveria estar entre os 3 goleiros, para mim seria o segundo goleiro facil. Doni e Gomes é que deveriam disputar a terceira vaga, mas ele justificou que leva Doni porque ele virou reserva devido uma briga com o treinador que não queria que ele fosse para o amistoso contra a Inglaterra, e se não fosse isso estaria na titularidade da Roma.
2- Ganso. Esse é discutível, é o nome da moda, mas Dunga não pode vê-lo atuando durante algum amistoso. Mas acredito que deveria ir porque futebol é momento e no momento é o melhor jogador do futebol brasileiro. Merecia ir mais do que Kleberson.
3- Tardelli. Já que Adriano se afundou nessa temporada, teria que levar o Tardelli. Ele é muito mais jogador que o Grafite, é agil, inteligente, tem boa técnica, merecia ir também. Love está no mesmo nível, mas Love não correspondeu quando foi chamado no começo dos trabalhos, então eu levaria Tardelli.
São meros pitacos, mas Dunga não fugiu de suas convicções e levou o que ele acha que poderá sair no dia 11 de julho com o Hexa.

domingo, 9 de maio de 2010

Expulsões definem partidas, começa o Brasileirão (parte 1)

Nas outras partidas do domingo as expulsões foram fundamentais para os resultados. Ainda com ressaca da Libertadores, o Corinthians venceu, de virada, o Furacão. No fim da primeira etapa Paulo Baier tocou com o braço na bola, o juiz entendeu que foi intencional, Baier ja tinha amarelo e foi para o chuveiro. Mesmo assim o Atlético-PR abriu o marcador antes do fim da primeira da metade do jogo. No segundo tempo o Corinthians pressionou, empatou com Souza e depois veio mais um vermelho. O goleiro Neto deu carrinho em Dentinho fora da área e recebeu o cartão vermelho. A pressão aumentou, até sair o penalti que foi conferido por Ronaldo. Final 2x1.
Em um jogo fraco o Ceará venceu o Flu por 1x0. Cassio fez penalti, em uma chance clara de gol de Geraldo, e foi pra rua. Geraldo fez paradinha, Rafael defendeu, mas se adiantou na ameaçada do jogador do Vozão. Na segunda chance Geraldo não inventou e fez. Na segunda etapa muita vontade e pouca tecnica e o jogo acabou 1x0 mesmo.
Para encerrar, o jogo com mais gols. Na Ressacada, com dois jogadores expulsos ainda no primeiro tempo, o Prudente não resistiu e foi goleado pelo Avaí. O zagueiro Emerson, em tarde-noite inspirada fez 3 e já é o artilheiro do campeonato. O Avaí, sempre forte em casa, fez mais 3 e goleou por 6x1, assumindo também a ponta da tabela.
Essas rodadas antes da Copa, não vão decidir tudo, até porque a tendência é dos times mudarem muito depois do Mundial, mas é importante acumular uma "gordurinha" para não faltar muito la na frente.

Entre mistões e retornos, começa o Brasileirão (parte 2)


Com foco na Libertadores, Flamengo, São Paulo, Inter e Cruzeiro se enfrentaram pela primeira rodada do Brasileirão. Pena que foi agora, essas duas partidas tinham tudo para ser as melhores partidas do campeonato se fossem jogadas mais na frente, eterno problema de calendário no futebol sul-americano. Flamengo e São Paulo pecaram em suas finalizações, cada um dominou uma etapa, acabou um justo 1x1. Fica claro que na frente o Flamengo depende do Império do Amor. Kléberson teve boa atuação, talvez tenha ganho os últimos pontos com Dunga. Pelo lado tricolor Marcelinho Paraíba foi o destaque, já Washington, que guardou o dele do melhor jeito Washington de ser, mas também perdeu uma chance incrível na linha da pequena área.
Em Porto Alegre, os misto do Cruzeiro foi mais quente que o misto colorado e com o Gladiador inspirado, a Raposa ganhou 3 pontos que vão fazer diferença, porque será dificil nessa campeonato arrancar pontos do Inter na capital Gaúcha.
Dos que vieram da Série B, só o Vasco perdeu. A missão era difícil, em BH o Galo é sempre forte e confirmou sua força fazendo um bom primeiro tempo, o Vasco até que tentou na segunda etapa, mas a qualidade do Atlético-MG é superior a do Gigante da Colina e deu a lógica 2x1.
Outro que voltou foi o Guarani que bateu o Goiás pelo placar mínimo. O técnico Leão, como sempre, teve que dar um pitaco na arbitragem, para justificar sua derrota.
Agora as polêmicas.


Já deu!

Mais uma vez Adriano não apareceu para treinar. Neste domingo estava marcada uma atividade na Gávea para os poupados do jogo contra o São Paulo. É brincadeira o que o Imperador está fazendo. Ele não está nem aí para o Futebol, não é só pro Flamengo, pra Seleção Brasileira, é para o Futebol. Faltando 48 horas para Dunga anunciar a lista de quem vai para a Copa, ele deixa outra vez a instituição na mão, como fez já outras 12 vezes esse ano.
E logo hoje que a Patrícia Amorim disse que faria de tudo para renovar o contrato dele. Desse jeito, se o Flamengo agir de forma séria, não renova contrato nenhum. Não merece e nem a Nação merece ficar com um atacante fora de forma que ainda olha com cara de desprezo para a arquibancada quando faz gol. Os times do grande centro europeu se o contratarem, o levaram pelo o que ele era em 2004/2005, porque hoje no máximo ele arranja uma Ucrânia, Russia da vida. Nem Oriente Médio da para ele, alguns paises não toleram bebidas alcoólicas e ele, como já confessou, bebe pelo menos 3 vezes por semana.
É até melhor que o Dunga leve o Grafite, Tardeli ou o Hulk, mas leve alguem que esteja afim de jogar futebol e esteja comprometido com o esporte e não um fanfarrão que está querendo curtir a vida e de vez em quando jogar uma partida.

Só dá Red Bull na F-1

Em mais uma corrida de dar sono nesta temporada, Mark Webber venceu o GP da Espanha. Em um circuito quase sem pontos de ultrapassagens, a emoção da prova acabou sendo a quebra de Hamilton faltando menos de duas voltas, o que fez Fernando Alonso saltar para a segunda posição embolando a briga pela liderança, agora 3 pontos a menos que o líder Jason Button.
Felipe Massa chegou em 6º e está 21 pontos atras de Button, mas com a nova pontuação, ainda não está em situação desesperadora. O problema é que Alonso vem pontuado e se ele não reagir a Ferrari começará a dar prioridade a Alonso para brigar o título mundial.
Já a RBR ainda não lidera o campeonato de pilotos nem de construtores porque o carro apresenta pequenas falhas técnicas, que tem deixado, principalmente, Sebastian Vettel, não mão. Se a equipe acertar esses problemas dificilmente dará chances aos adversários, pois possui um carro bem mais rápido que McLaren, Ferrari e Mercedes. A próxima corrida também não deverá trazer grandes emoções, já que será em Mônaco, ou seja, ultrapassagens só nos boxes ou se cair uma inesperada chuva para bagunçar tudo na pista e colocar um tempero no Mundial.