quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Voltando para BH.

Wanderley Luxemburgo foi o primeiro reforço de peso do Atlético-MG para a temporada 2010. Luxa está de volta a cidade onde foi mais vitorioso numa única temporada, conquistando a Tríplice Coroa pelo rival, Cruzeiro. O Galo busca tentar conquistar grandes títulos, tirando os inúmeros mineiros, só teve uma grande conquista relevante. A base do time, se mantida, será uma das melhores do Brasil, com Carini, Coelho, Junior, Leandro (recem contrado do Vitoria), Ricardinho, Correa, Eder Luis e Diego Tardelli. O Galo está há muito em má fase e Luxemburgo vem de duas temporadas meia boca, a torcida carente de títulos, mas Luxa é sempre Luxa e dele sempre pode-se esperar grandes campanhas, com ele a equipe será uma das favoritas a Copa do Brasil e tirar o Galo Forte Vingador, da fila das grandes conquistas que já dura desde aquele eterno gol de Dadá Maravilha contra o Botafogo no Maracanã.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Isso tem que acabar.

Quando a imprensa dizia "o jogo em Curitiba será uma Guerra", não era nesse sentido. Só quem entendeu assim foram marginais, bandidos, vândalos que vestiam a camisa do Coritiba. Fizeram o gramado do Couto Pereira numa batalha campal. Mancharam uma linda história do Coxa, em seu 100º aniversário. O futebeol não aceita mais esse tipo de comportamento, esses delinquentes tem que ser presos. Para piorar apedreijaram a casa do Cuca. Ele foi o culpado? Nem se ele fosse técnico do Coritiba teria que ocorrer isto. Que essas cenas jamais se repitam, que o Coritiba seja punido severamente, que esses torcedores cumpram as penas. Pedem famílias nos estádios, mas desse jeito ninguém vai querer levar seus filhos, esposas, namoradas para assistir qualquer pelada. A derrota muitas vezes é inevitável e dói. A briga não ajudou em nada, somente vai atrapalhar a caminha do Coxa em 2010 para retornar a elite. Brigões, vocês envergonharam a sua torcida, a sua instituição e o futebol brasileiro. Cadeia neles!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A bola pune, Muricy.

A bola puniu o Palmeiras. O time era visto com campeão, e naquela época seria com merítos, rolou ladeira à baixo. O título não veio e nem a vaga na Libertadores da América. Faltou muita competência nessa reta final, só jogou bem contra o Goiás e o Atlético-MG. O estilo de jogo adotado não funcionou e com a saída de Cleiton Xavier, Diego Souza ficou sobrecarregado na criação. O ambiente muito, mas muito conturbado também dificultou a caminhada do Verdão, declarações polêmicas de Marcos, sinceras, mas que não eram para serem levadas a imprensa após as derrotas. Vagner Love não jogou como esperavam e o sonho do penta ficou adiado por mais uma temporada. Agora é se preparar para a Copa do Brasil, a diretoria já anunciou um elenco mais modesto e Muricy disse que fica. É trabalhar para que os erros não sejam novamente cometidos e o Palmeiras voltar a figurar com títulos e não com derrotas.

Um Campeão fora dos padrões

Centro de Treinamento, Centro de Recuperação Física, ambiente calmo, esse é o perfil de um campeão de pontos corridos. Mas o Flamengo contrariou essa máxima. O Mengo não tem nada disso, o ambiente interno é muito conturbado, não tem um CT como do Cruzeiro, não há um REFIS que nem o São Paulo, não foi campeão de nenhum turno, não foi ao menos regular. Porém arrancou como jamais visto. No início do returno estava em 14º lugar. Antes do jogo contra o São Paulo estava há 12 pontos do Palmeiras, então lider. O Flamengo com esse título mudou a cara do Brasileirão. Foi o time que menos ficou na tabela, ficou só quando importa, que é no final. Em 2008 os 5 primeiros não mudaram seus treiandores, em 2009 dos 5 primeiros 4 mudaram seus treinadores. A mudança que mais fez efeito foi a de Andrade. Ele não inventou, mudou o esquema do time, provou que Léo Moura poderia ser lateral e não apenas ala. Botou Zé Roberto para jogar como gosta e contou com os decisivos Adriano e Pet. A direitoria não atrasou mais os salários. O time teve outra cara, não sentiu a ausência de Ibson e Kleberson, como era esperado. Soube se recuperar e arrancar para o título, perdendo apenas 3 jogos no returno. Claro, contou com seus adversários que "não queriam" levar esse campeonato. O Flamengo mereceu levar o seu sexto título, mas não pode esquecer seus problemas de dívidas, se reforçar para a Libertadores para permanecer no Hall dos principais times do país. Parabéns Torcida, Parabéns aos jogadores e ao Andrade. Flamengo Hexacampeão Barsileiro.