domingo, 11 de julho de 2010

Análise do Mundial

A Copa de 2010 mostrou que jogar futebol ainda é a melhor saída para conquistar os resultados e não apenas usar da força para vencer as partidas. As 4 primeiras colocadas mostraram muito equilíbrio em defesa, meio e ataque, talvez os Países Baixos tinham uma defesa pesada que destoava do resto do time. As equipes que foram para buscar "resultado" ficaram pelo caminho, Brasil, Portugal, Suiça, mostrando que para ganha Copa do Mundo tem que jogar bola, mostrar técnica.
Fica a lição para 2014, nem muito como 2006 nem nada como 2010.
Vamos as escolhas: Melhor Jogador: Forlán.
Revelação: Müller.
Goleiro: Casillas.
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Técnico: Oscar Tabarez.
Melhor time: Espanha
Decepções: Rooney, França e Itália.
Melhor jogo (em emoção): Uruguai 1x1 Gana.
Melhor jogo (técnico): Uruguai 2x3 Países Baixos
Pior jogo: Nova Zêlandia 0x0 Paraguai
Seleção da Copa: Casillas; Maicon, Puyol, Friederich e Fucile; Xavi, Schweinsteiger, Müller e Sneijder; Forlán e David Villa. Técnico Oscar Tabarez.
Reservas: Kingson; Sergio Ramos, Piqué, Lugano, Boateng (Alemanha); Khedira, Dempsey, K. P. Boateng (Gana), Özil; Suárez e Gyan.

Bienvenida España

A Espanha, merecidamente pelo trabalho realizado nos últimos anos, conquistou o Mundial da África do Sul, com um futebol muito envolvente, de toque de bola, passes rápidos, marcação eficiente e muita segurança na defesa. Hoje o time tentou mostrar o mesmo futebol, mas só conseguiu nos primeiros 15 minutos, os Países Baixos jogaram com muita inteligência e neutralizaram as jogadas espanholas. Robben perdeu a melhor chance do jogo, mas Casillas teve mais mérito que Robben teve de deméritos.
O título coroa, pelo menos, 6 anos de trabalho, desde a renovação ao final da Eurocopa 2004. Esse grupo é praticamente o mesmo que jogou a Copa de 2006, a base foi mantida, mesmo caindo logo nas oitavas, Vicente Del Bosque, que entrou em 2008, deu continuidade ao trabalho de Luís Aragones, sem vaidade, sem querer "dar a sua cara" a equipe. E tudo isso resultou no título conquistado hoje.
Parabéns a Espanha, a mais nova CAMPEÃ do mundo.
E o Dunga ironizava todo mundo que dizia que a Espanha era a favorita....tsc