sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Fechando os Trabalhos

Dorival Junior e Silas vão mudar de ares em 2010. O comandante da Caravela Vascaína não acertou sua permanência no clube, já Silas tem várias propostas de outros clubes, tudo pelo reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido no Avaí. Dorival começou a negociar seu futuro logo após o Vasco ter garantido a volta a Série A e desde o início das conversas, Dorival Júnior deixou clara a necessidade de que o clube investisse em infraestrutura, além de buscar reforços de peso para brigar por títulos. Nos últimos dias, ele mostrou-se insatisfeito com as notícias dos bastidores das negociações com o clube de São Januário.
Já Silas, que vai realizar um estágio no Real Madrid com o técnico Manuel Pellegrino, agradeceu a todos os funcionários do clube catarinense pelo apoio, nesses 2 anos de trabalho à frente do Avaí. O ex-comandante azurra salientou que não foi a questão financeira que pesou, senão ele teria aceito outras propostas que apareceram no decorrer da temporada. Quando questionado a respeiro das possíveis negociações com o Grêmio, Silas afirmou que ainda não conversou com ninguém. A diretoria do clube diz que procura um treinador com o mesmo perfil para comandar o Leão em 2010.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Brasil leva a Copa do Mundo

A seleção masculina de vôlei precisava de uma vitória sobre os japoneses, donos da casa, para não ter que fazer contas. E, com grande atuação de Murilo e do capitão, Giba, calou o “caldeirão” do Nippongaishi Hall, em Nagoya: 3 sets a 0 (25/12, 26/24 e 25/22), fechando a temporada com três títulos em três torneios - também levou a Liga Mundial e o Sul-Americano. Uma conquista fácil, que deixou tranquilo até o sempre tenso técnico Bernardinho. Apesar de enfrentar os japoneses, donos da casa e que até então só tinham perdido uma no torneio, o Brasil começou forte e, sem grandes problemas, fechou o primeiro set com 25 a 12. No segundo set, os japoneses, empurrados por um ginásio lotado, impuseram dificuldades. Na etapa mais complicada do jogo, os brasileiros precisaram de 30 minutos para fazer 26 a 24. Mais tranquila com a boa vantagem conseguida, a Seleção conduziu o último set sem dificuldades e fechou a partida com um 25 a 22. A Copa dos Campeões é disputada de quatro em quatro anos e reúne o país anfitrião, uma seleção convidada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e os campeões de América do Sul, Norceca (América do Norte, Central e Caribe), Europa e Ásia.

Cacá é Tri legal em Tarumã

Com o quarto lugar na etapa de Tarumã e o abandono dos adversários diretos, Cacá Bueno levou o tricampeonato da Stock Car com uma corrida de antecipação. O carioca da equipe RBR-WA Mattheis liderou toda a primeira parte da prova, antes da abertura da janela de pit stops, mas acabou superado pelo companheiro Daniel Serra, que parou uma volta depois (mas foi punido e caiu para 14º), e por Luciano Burti, vencedor da prova. Ele não trocou os pneus no pit stop obrigatório e ainda lucrou com a entrada do safety car por causa do acidente de Guto Negrão, da Full Time. Cacá Bueno abriu 34 pontos para seu rival mais próximo, o paulista Allam Khodair. O carioca tem agora 286 pontos contra 252 do paulista, faltando apenas a etapa de Interlagos e 28 pontos em disputa. Cacá Bueno chegou ao tricampeonato em uma das temporadas mais equilibradas da história da Stock Car. Em 11 etapas, dez pilotos diferentes venceram corridas - apenas Allam Khodair triunfou em duas provas. Mas a regularidade do piloto foi decisiva, já que ele conseguiu oito pódios, incluindo na deste domingo, no autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Ele só não chegou entre os três primeiros em três. Ganhador da categoria entre 2006 e 2007, Cacá foi apenas o quarto colocado na temporada passada e por isso trocou a Eurofarma RC Competições pela Red Bull. Já na estreia pela nova escuderia, repetiu o troféu de forma antecipada.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Túlio, cadê você?

Túlio Humberto Pereira Costa, natural de Goiânia, nasceu em 02/06/1969 e começou sua carreira nas categorias de base do Goiás. Com 18 anos, foi promovido ao time profissional por Felipão e, dois anos mais tarde, foi artilheiro do Brasileiro de 89. Tricampeão goiano, Túlio transferiu-se para o Sion, onde foi campeão suíço em 92. Retornou ao Brasil dois anos depois para jogar no Botafogo, clube pelo qual virou ídolo. Foi artilheiro do brasileiro em 94 e um ano depois repetiu a dose com o título nacional, ganhando o apelido de Túlio Maravilha pela torcida botafoguense. Valorizado, decidiu trocar o Fogão pelo Corinthians em 97, sendo campeão paulista e, mesmo não sendo titular, foi também artilheiro. Disputou o brasileiro desse ano no Vitória, tendo Bebeto como parceiro de ataque. Em 98, a dupla mudou-se para o Botafogo e faturou o Rio-São Paulo. Um ano depois, Túlio amargou insucessos, passando por três times (Fluminense, Cruzeiro e Vila Nova) e pouco atuando. Começou 2000 no São Caetano, onde conquistou a Série A2 do Paulistão, porém, no segundo semestre, acabou retornando ao Botafogo, tendo uma passagem discreta. Vale lembrar que o Azulão foi vice-campeão da Copa João Havelange desse ano, perdendo a final pro Vasco. Depois disso, Túlio Maravilha rodou por diversos clubes, inclusive no exterior (Hungria, Bolívia e Arábia Saudita), chegando a disputar a segunda e até a terceira divisão do campeonato goiano. Até que, em 2007, ele chegou no Vila Nova pra disputar a Série C do Brasileirão. Conquistou o acesso e a artilharia. No ano seguinte, foi mais uma vez o goleador máximo, dessa vez da segundona nacional. Este ano, acertou com o Itumbiara para atuar ao lado de Denílson. Após o fracasso no estadual, foi para o Goiânia e atualmente está no Botafogo-DF. Túlio concilia a carreira de vereador e jogador, e ostenta o título de artilheiro com mais gols no mundo em atividade no futebol, com 900 tentos.

Flu vence e arrancada continua

o Fluminense bateu o lanterna Sport, em Recife, e segue ainda vivo, dependendo somente de seus resultados para permanecer na Série A em 2010. O primeiro tempo teve poucas emoções. As duas melhores chances foram do Fluminense, com Dieguinho. Na primeira, o lateral finalizou e foi contido pelo goleiro Cléber. Na segunda, bateu para fora, livre, mas estava impedido. Na segunda etapa, a partida esquentou e, aos 21 minutos, Fred teve grande chance, mas Cléber realizou um milagre. No escanteio, Zé Antônio cabeceou para as próprias redes e marcou contra para o Flu. Impossível no jogo, o Fluminense ampliou aos 28 minutos. Conca atravessou o campo em contra-ataque, carregou a bola e serviu Fred, que só empurrou para o gol vazio. O terceiro saiu quando, aos 41 minutos, Kieza passou para Conca, que entrou na área e chutou forte, sem chances para o goleiro Cléber. Agora o time das Laranjeiras enfrenta o Vitória, no Maracanã, e o Sport pega o Inter, se despedindo da Ilha do Retiro neste ano que tinha tudo para dar certo e acabou sendo trágico para a equipe pernambucana.

Bota bate o líder e respira

O Botafogo ficou por alguns minutos na zona de rebaixamento, mas graças a boa atuação de Jobson, o alvinegro venceu e se manteve fora da zona de rebaixamento. A partida começou com o Bota em cima do São Paulo. Juninho fez Rogério Ceni trabalhar em cobrança de falta e aos 15 minutos saiu o primeiro. Jobson recebeu, limpou o marcardor e chutou na gaveta do meta tricolor, sem chances para Rogério. A partir daí o São Paulo foi à frente, e Miranda em boa jogada individual acertou a trave. No final do primeiro tempo, Junior Cesar cruzou e Washington testou para as redes, empatando o jogo. Na segunda etapa, o tricampeão foi em busca da vitória e em cobrança rápida de lateral, Washington serviu Jorge Wagner que bateu para balançar as redes. No entanto não deu para comemorar. Jobson fez boa jogada, botou a bola na cabeça de Renato que empatou novamente o jogo. O São Paulo perdeu Richarlyson e o Botafogo, Juninho, que receberam cartão vermelho. Hernanes ainda acertou o travessão. Quando tudo encaminhava para o empate, Jeferson bateu tiro de meta, Victor Simões desviou de cabeça pra Jobson, que driblou o zagueiro e fez o terceiro, selando a vitoria alvinegra. Na comemoração Jobson recebeu o segundo amarelo e foi expulso, por tirar a camisa. Agora o Bota faz uma "final" contra o Atlético-PR em Curitiba e o São Paulo sai para manter a liderança contra o Goiás, fora de casa.

domingo, 22 de novembro de 2009

Reaproximação

O Internacional foi a Belo Horizonte e venceu o Atlético-MG por 1x0, resultado que o coloca mais uma vez na briga do título, já que São Paulo e Flamengo tropeçaram na rodada. A derrota praticamente acabou com as chances de serem campeões dos mineiros, que agora apostam suas fichas na vaga para a Libertadores. Jogando fechado e aproveitando os conta-ataques, o Colorado conseguia frear o ímpeto do adversário, empurrado por um Mineirão com 41 mil pessoas. Aos 15 minutos, a estratégia funcionou e após receber bom lançamento, Alecsandro driblou Carini e finalizou na trave. No rebote, Giuliano conferiu: 1x0. Em desvantagem, o Galo lançou-se ao ataque de maneira desordenada e não assustou o goleiro Lauro. Para o segundo tempo, o técnico Mário Sérgio colocou Taison no lugar de Alecsandro e ele tratou logo de mostrar serviço. Logo no primeiro minuto, o atacante chutou pra fora, com perigo, na saída de Carini. O Atlético voltou a controlar o jogo, tendo maior posse de bola, mas a insistência na jogada aérea acabou não surtindo efeito. Passada a pressão inicial, os visitantes administraram a partida e ainda assustaram, novamente com Taison. No fim, o jogo terminou mesmo com vitória para os gaúchos e vaias da torcida para o time atleticano. Agora, o Galo busca a reabilitação diante do Palmeiras, em São Paulo, e o Inter pega o rebaixado Sport, na Ilha do Retiro.

Frustação

O Maracanã estava lotado. A torcida fazendo uma linda festa. O rival São Paulo tinha perdido pro Botafogo. Mesmo com todo esse cenário favorável, o Flamengo não passou de um empate sem gols com o Goiás, perdendo a chance de assumir a ponta do Brasileirão. Jogando contra um adversário bem fechado, o rubronegro não assustava a meta de Harlei, já que Petkovic era muito bem marcado, comprometendo a armação das jogadas. O alviverde foi quem teve a primeira oportunidade, aos 18, com Fernandão, que após matar no peito, chutou forte para bela defesa de Bruno. Dois minutos depois, o mengão respondeu numa falta cobrada por Pet que raspou a trave. Aos 41, em triangulação do ataque esmeraldino, Léo Lima finalizou para Bruno salvar novamente os cariocas. Na segunda etapa, o Flamengo voltou com mais apetite e logo no início, a tentativa de Willians parou em Harlei. Petkovic também experimentou, mas Rafael Tolói desviou contra o próprio patrimônio e quase fez contra. Aos 19 minutos, após cruzamento do sérvio, Adriano chutou fraco nas mãos do goleiro. O Imperador ainda teve mais duas chances, mas foi travado em ambas pela zaga goiana. Aos 40, o zagueiro Ronaldo Angelim tentou resolver e Harlei salvou mais uma. Apesar da pressão, o Goiás conseguiu segurar o placar, frustrando a massa rubronegra. Na próxima rodada, o alviverde pega outro candidato ao título, o São Paulo, em Goiânia, enquanto o Flamengo encara o Corinthians em Campinas.

Tetra

Em mais um jogo fácil, o Brasil venceu a Suíça por 10x5 na decisão da Copa do Mundo de futebol de areia e sagrou-se tetracampeão de maneira invicta. Os suíços eram a grande surpresa do Mundial e tinham o artilheiro da competição, Stankovic, eleito melhor jogador do campeonato. Mesmo assim, o time brasileiro não tomou conhecimento do adversário e marcou 3 gols em seguida, com André (de bicicleta), Betinho e Buru. A Suíça esboçou uma reação com Mo Jaeggy, mas Daniel fez 4x1 e manteve a vantagem no placar. Vantagem essa que no segundo período aumentou consideravelmente. Buru, Benjamin, André e Betinho fizeram o marcador saltar para 8x1, jogando um balde de água fria nos europeus. No terceiro tempo, os suíços foram logo marcando com Meier, mas Sidney, de pênalti, respondeu de imediato. Recheado de reservas, a seleção brasileira sofreu três gols, de Michael Rodrigues, Schirinzi e Stankovic. No fim, Bueno ainda fez mais um para o Brasil, dando números finais ao jogo.