sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Para carimbar o passaporte

Começa nessa sábado a disputa pelas últimas vagas para o Mundial de 2010. A Costa Rica, do Professor Rene Santana, enfrenta o Uruguai em uma das repescagens. O primeiro jogo é na América Central e a Azul Celeste busca voltar ao Torneio que esteve ausente em 2006. Repescagem também na Europa e no confronto Ásia x Oceania. No Velho Continente, 4 jogos agitam o fim de semana. Portugal, sem o craque Cristiano Ronaldo, joga em casa contra a Bósnia. A França enfrenta a boa seleção da Irlanda. Já a Ucrânia de Andryi Schevchenko duela com a Grécia por uma vaga e Rússia e Eslovênia fazem o primeiro jogo em Moscou. A Nova Zelândia tenta voltar a Copa do Mundo depois de 28 anos, jogando em casa contra o Bahrein.
Na África não tem repescagem, mas será jogada a última rodada das eliminatórias. São 6 seleções, disputando 3 vagas. Os camaroneses, liderados por Samuel Eto'o dependem só de uma vitória contra o Marrocos para obter a vaga, sem depender do resultado do Gabão. Tunísia e Nigéria, pelo Grupo B, e Argélia e Egito, pelo Grupo C, definem as outras duas vagas restantes. As duas últimas seleções, inclusive, duelam diretamente no Cairo. Os egípcios necessitam vencer. Gana e Costa do Marfim, além da anfitriã África do Sul, já estão com as vagas garantidas para a Copa do Mundo.

Banida

A nadadora Rebeca Gusmão foi banida do esporte pelo Tribunal Arbitral do Esporte nesta sexta-feira, sob acusação de doping. Os exames revelaram altos níveis de testosterona em 2006, no Troféu Maria Lenk, e nos Jogos Pan-Americanos em 2007, no Rio de Janeiro. Nesta ocasião, houve o agravante da presença de dois DNAs na amostra, indicando uma possível troca do material recolhido com outra pessoa. A atleta ainda foi acusada de falsidade ideológica, mas foi absolvida por falta de provas em agosto deste ano. A nadadora, que ganhou dois ouros (50 e 100 m livre), uma prata e um bronze no Pan do Rio, os quais foram cassados pela Odepa, fica impedida de competir em qualquer esporte em nível profissional, podendo apenas disputar competições amadoras. Os advogados de Rebeca ainda lutam para conseguir um recurso, mas admitem ser muito improvável.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ruim para todo mundo

Palmeiras e Sport fizeram um jogo movimentado, que no final das contas ninguém saiu satisfeito. O Palmeiras perdeu a chance de bater o lanterna do campeonato, o Sport acabou matematicamente rebaixado e o arbítro cometeu um erro primordial, complicando um gol legítimo. Com o interino Levi Gomes no comando, após a demissão de Péricles Chamusca, o time pernambucano esteve próximo de encerrar um jejum de quatro jogos sem vitórias. O jogo começou movimentado e logo aos 11 minutos Dutra foi ao fundo, cruzou para Arce e o boliviano completou para o gol. O segundo saiu após rápido contrataque, a bola foi lançada para Wilson, que colocou no canto, na saída de Marcos, era o segundo do Sport. O Palmeiras partiu com tudo e acabou acertando duas vezes a trave no chute de Ortigoza e na cabeçada de Obina. No segundo tempo o panorama não mudou, o Verdão pressionava e o Sport explorava os contra-ataques. A partida só mudou quando Durval foi para o chuveiro mais cedo e então só deu Palmeiras. Deyvid Sacconi recebeu de Ortigoza, e bateu firme de primeira para diminuir a vantagem do time de Pernambuco. Aos 39 o lance polêmico. A bola foi lançada para área, o zagueiro Danilo recebeu e antes de chutar o árbitro Elmo Rezende apitou marcando impedimento, mas viu que Elder Granja dava condições a Danilo que chutou para o gol. O time do Sport parou, mas Elmo percebendo que se precipitou em ter apitado, validou o gol, gerando uma enorme confusão. No final a partida terminou em 2x2. O clube pernambucano disse que vai entrar com uma ação, já que o resultado o rebaixou, no STJD para anular a partida. Na outra ponta da tabela, o Palmeiras retoma o primeiro posto com 59 pontos, mesmo número do São Paulo, mas superior no saldo de gols (14 a 12). Porém, um empate do time tricolor diante do Vitória pode devolver a posição antes do início da rodada, além de também ser ultrapassado por Flamengo e Atlético-MG e cair para quarto.

Vantagem

Jogando um belo futebol, o Fluminense venceu o Cerro Porteño, no Paraguai, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. O placar de 1x0 foi pouco diante do domínio tricolor durante a partida, que agora joga por um empate no Rio para avançar à final da competição. Os brasileiros começaram com tudo e, comandados por Fred, criaram boas chances para inaugurar o marcador. Mariano, duas vezes, e Fred pararam no goleiro Barreto, em noite inspirada. O Cerro só assustou em chute de Nanni, que Rafael defendeu com os pés. No segundo tempo, o time das Laranjeiras encontrou mais dificuldades, mas seguiu mandando no jogo. O goleiro Barreto seguiu salvando os donos da casa em chutes de Conca e Mariano, bastante acionado. De tanto insistir, o Fluminense finalmente conseguiu marcar através de Fred. Aos 30 minutos, Rafael deu um chutão para o ataque, o artilheiro tricolor dominou, seguiu até a área sem marcação e finalizou rasteiro. Com a vantagem, a equipe brasileira diminuiu o ritmo e administrou o importante resultado. No domingo, o Flu volta as atenções pro Brasileirão, quando encara o Atlético-PR no Maracanã.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Elenco

A Seleção brasileira feminina de volei mostrou que conta não só com o time titular. Hoje, no jogo contra o Japão, após perder o primeiro set, o técnico Zé Roberto mexeu na equipe e as reservas garantiram a virada e a segunda vitória na Copa dos Campeões, parciais de 24/26, 25/21, 25/23 e 25/21. O Brasil começou imprimindo forte ritmo e abriu oito pontos de vantagem. Mas a equipe relaxou e permitiu a virada das japonesas, empurradas pela sua fanática torcida, fechando em 26/24. Na segunda parcial, o Japão manteve-se a frente no placar, irritando Zé Roberto, que sacou a levantadora Dani Lins, Adenízia e Natália, colocando Ana Tiemi, Thaysa e Paula Pequeno. E foi justamente Pequeno, voltando após longa inatividade devido à lesão no joelho, quem decidiu o jogo. Virando todas as bolas, ela e Mari lideraram o Brasil rumo à virada no set, por 25/21. Na terceira parcial, a seleção voltou com o time que terminou o set anterior e continuou mandando na partida, vencendo, ainda que apertado, por 25/23. No quarto set, as equipes alternaram-se na dianteira, até que Zé Roberto trocou Mari, bem marcada, por Sassá. A mudança surtiu efeito e, aliada ao bloqueio bem encaixado, determinaram a vitória no set por 25/21, e na partida por 3 a 1.

Mudança

Paulo Autuori não é mais técnico de Grêmio. Após receber uma proposta irrecusável de R$ 18 milhões do Al-Rayyan, do Qatar, por 2 temporadas, o agora ex-treinador da equipe gaúcha despede-se do Olímpico com um pífio aproveitamento de 46%. A passagem de Autuori foi marcada por apresentações inconstantes do Grêmio, que jamais figurou com frequência no bloco da frente no Brasileirão. Invicto em casa, o time só conseguiu apenas uma vitória fora de casa em todo o campeonato. Marcelo Rospide foi confirmado como interino e já comanda a equipe na próxima partida, sábado, no Mineirão, contra o Cruzeiro. A diretoria já iniciou os contatos para definir o substituto, e o nome de Silas, do Avaí, surge com força nos bastidores.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Por que parou?

O Goiás foi a surpresa positiva no primeiro turno e está sendo a grande decepção do returno do Brasileirão. O time do Paraíso Verde Plano, tinha tudo para figurar entre os primeiros colocados na reta final do campeonato. Não foi prejudicado na janela de transferência, alías, foi beneficiado, com uma das principais contratações na janela, o atacante Fernandão, chamado pela torcida de Fernandeus. Os problemas da zaga foram resolvidos ao passar da competição, seus alas figuram entre os melhores do Brasil, Léo Lima estava em boa fase, Iarley e Felipe sempre balançando as redes. Mas afinal, o que aconteceu com o Goiás? O time já não vence há 8 partidas, sendo 6 derrotas, algumas goleadas e derrotas em casa. Tinha tudo para engrenar e caiu de rendimento, coincidentemente ou não, quando o treinador Hélio dos Anjos deu declarações polêmicas sobre seus atletas, criticou o ataque na partida contra o Avaí, o volante Everton pela expulsão na partida contra o Cerro Porteño, pela Copa Sul-americana.
Fato é que o time caiu de rendimento, além de ter sido afetado pelas palavras do treinador. Julio César e Vitor não conseguiram repetir as boas atuações do primeiro turno, e Léo Lima ficou sobrecarregado na criação das jogadas, nem a volta de Romerito e Ramalho ajudaram a equipe. Fernandão, visivelmente fora de ritmo de jogo, já que no "Mundo Árabe" se treina e se joga menos, não deu a contribuição que era esperada. Fernandão que veio para ganhar cerca do dobro do salário dos ídolos Harlei e Iarley, também pode ter gerado um mal estar no elenco.
O Goiás já se firmou como uma nova força no futebol nacional, é um time grande. Já participou e bem da Libertadores, foi 3º colocado do Brasileirão 2005 e teve chance de brigar pelo título. Não poderia ter caído de rendimento sem um grande motivo aparente, não teve perda de jogadores, como o Corinthians e Inter e foi quem melhor se reforçou para a reta final da competição. O time tem a pior campanha do returno, com apenas 12 pontos conquistados. Se souber se reforçar e manter a boa base, terá tudo para fazer uma grande campanha em 2010 e tentar entrar no eixo de Rio-SP-Minas-RS, para brigar até o final não só por vaga em Libertadores, mas pelos títulos do Brasileirão e Copa do Brasil.

Recorde Mundial

Kaio Marcio quebrou hoje em Estocolmo o Recorde Mundial dos 200 metros borboleta em piscina de 25 metros, na etapa local da Copa do Mundo. Com 1min49s11, o paraibano é o primeiro homem no mundo a encerrar a disputa em menos de 1min50s - o recorde anterior pertencia ao russo Nikolay Skvortsov, que em fevereiro deste ano estabeleceu 1min50s53 nadando em São Petesburgo. Ao cair na piscina, Kaio Márcio disputava braçada a braçada a primeira posição com Skvortsov. Ambos nadavam abaixo da linha do recorde, mas, a partir da virada dos 100m, o brasileiro ganhou força e passou a liderar a prova. Na disputa dos 200 m borboleta em piscina longa (50 m), a utilizada em Olimpíada, o dono do recorde dos 200m borboleta é ninguém menos que Michael Phelps, que estabeleceu 1min51s51 no Mundial de Roma, em julho. Na capital italiana, o brasileiro ficou com a quinta posição, ao fazer 1min54s57.



Estreia Vitoriosa

O Brasil estreou com vitoria na abertura da Copa dos Campeões de Volei. As meninas brasileiras fizeram 3 sets a 0 na República Dominicana, em 1h e 13 minutos de jogo. Nesta quarta, às 8h (de Brasília), a seleção brasileira volta à quadra para enfrentar as japonesas, enquanto as dominicanas abrem a segunda rodada contra as tailandesas. Na primeira partida do dia, a Itália derrotou a Tailândia por 3 sets a 0 (27/25, 25/22 e 25/22). O Brasil teve dificuldades para vencer o primeiro set, mas do segundo em diante, encontrou seu jogo, fechando a partida com parciais de 25/23, 25/16 e 25/17. Com o resultado, as comandadas de José Roberto Guimarães garantiram uma pequena revanche. Atuais campeãs do Grand Prix, do Final Four e do Campeonato Sul-americano, elas só sofreram uma derrota em 2009 - foi na última Copa Pan-Americana, em que perderam justamente para as dominicanas.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Evaristo, cadê você?

Evaristo de Macedo Filho, nascido no dia 22 de junho de 1933 no Rio de Janeiro, iniciou sua carreira como atacante no Madureira com 17 anos. Logo se destacou, sendo convocado pra Seleção brasileira na disputa das Olimpíadas de Helsinque, em 1952. Um ano depois, transferiu-se para o Flamengo, clube pelo qual marcou 99 gols em 160 jogos e conquistou o tricampeonato estadual (53/54/55). Em boa fase, foi chamado à Seleção, onde alcançou um feito que perdura até hoje: marcar 5 gols numa mesma partida. Apesar do bom desempenho, não conseguiu ter sequência e disputar uma Copa do Mundo. Em 57, Evaristo foi negociado com o Barcelona, onde sagrou-se bicampeão espanhol e tricampeão da Copa da Uefa. Após 5 temporadas, trocou o clube catalão pelo seu maior rival, o Real Madrid, tornando-se o primeiro brasileiro a ser ídolo nos dois principais times da Espanha. Conquistou mais 3 títulos nacionais, mas após desentedimento com o astro da equipe, Di Stéfano, retornou ao Brasil para jogar no Flamengo em 65, onde encerrou a carreira.
Começou sua carreira de treinador no Rio, mas foi no Nordeste que Evaristo obteve suas primeiras conquistas. Na década de 70, treinando Bahia e Santa Cruz, venceu seis estaduais, três em cada clube. Ainda levaria mais um pernambucano em 80. Cinco anos depois, assumiu a Seleção brasileira, porém o fraco desempenho do time acarretou na sua demissão, sendo substituído por Telê Santana. Mesmo assim, conseguiu ir à Copa de 86, dirigindo o Iraque na competição. Retornou ao Brasil pra treinar o Bahia, onde conduziu a equipe tricolor ao inédito título do campeonato brasileiro, em 88. Rodou por vários times, Flamengo, Vasco, Atlético-PR, Corinthians, Santa Cruz, Vitória e Grêmio, vencendo a Copa do Brasil com os gaúchos em 97. Seus últimos troféus foram os campeonatos baiano e do nordeste, ambos em 2001, no comando do Bahia. Em 2007, afastou-se do futebol, mas sempre afirmou o desejo de um dia voltar a treinar o tricolor baiano.

domingo, 8 de novembro de 2009

Próximo

Diante de um Mineirão lotado, o Flamengo venceu o Atlético-MG por 3x1, pulou para o terceiro lugar e aproximou-se ainda mais do novo líder São Paulo, agora com 57 pontos, dois a menos que o tricolor paulista. O Galo caiu para o quarto posto, com 56. O jogo entre os dois rivais diretos ao título começou com pressão do time da casa, enquanto o Mengão jogava no contra-ataque. Até que aos 9 minutos, Petkovic bateu escanteio direto, fazendo um belo gol olímpico. Os mineiros ainda confusos com o gol logo cedo encontravam dificuldades na armação e conclusão das jogadas. Aos 30, Éder Luís tentou encobrir Bruno, mas chutou pra fora. 9 minutos depois, em contragolpe, Maldonado ampliou em chute cruzado. Nos acréscimos, Correa perdeu chance incrível ao chutar pra fora com o gol aberto. Na volta do intervalo, Celso Roth colocou Evandro no jogo e, logo aos 4 minutos, ele participou do gol atleticano ao desviar cruzamento de Thiago Feltri, que Ricardinho completou para as redes. O Fla respondeu com Zé Roberto, que após driblar 3, chutou perigosamente pra fora. Quando o Galo era melhor na partida, Adriano apareceu para resolver. Aos 36, Fierro cruzou da direita e o Imperador marcou, igualando-se a Diego Tardelli na artilharia com 18 gols. O Atlético acusou o golpe, a torcida calou-se e o time não teve forças para reagir. Agora, o Mengão enfrenta o Náutico nos Aflitos, enquanto os mineiros pegam o Coritiba também fora de casa, no Couto Pereira.

Ainda vivo

A torcida do Fluminense deu show nas arquibancadas do Maracanã e o time correspondeu em campo, chegando a sua 8ª partida sem derrota. Já o verdão, pela primeira vez em 19 rodadas, perdeu a liderança do campeonato, parando nos 58 pontos.
O Palmeiras começou em cima e aos 10 minutos Vagner Love foi lançado, dividiu com Digão, mas foi atrapalhado pelo zagueiro e perdeu boa oportunidade de abrir o marcador. Com um sol escaldante no Rio, aos 22 minutos Carlos Simon, parou a partida para os jogadores se refrescarem. Na volta ocorreu o lance polêmico do jogo. Figueroa cruzou para Obina, que ganhou de Maicon e testou para as redes, mas, de forma errônea, o árbitro gaúcho marcou um puxão, que só ele viu do atacante baiano, anulando o gol do Porco. A partir daí só deu Flu, o tricolor foi para cima, obrigando o goleiro Bruno a fazer boas defesas na primeira etapa, e também a contar com a sorte, como na cabeçada de Dalton, que passou raspando a trave do arqueiro do verdão.
Na etapa final, o Flu voltou na mesma balada, foi para cima logo no primeiro minuto, quando Diguinho acertou um chute forte, levando perigo ao Palmeiras. Aos 14 minutos, Maicon arrancou em um contra-ataque e arrumou um escanteio. Na cobrança Conca levantou no meio da área e o matador Fred mandou para as redes, fazendo seu 8º gol em 8 jogos. Depois do gol o Flu recuou e passou a tocar mais a bola, o Palmeiras não conseguiu pressionar e não pôde evitar mais uma derrota nessa reta final de campeonato. O tricolor segue no Z-4, mas agora em 17º lugar.

Trentino leva Mundial de Clubes

A equipe italiana do Trentino venceu o Belchatow da Polônia por 3 sets a 0 e se sagrou campeã da quarta edição do Mundial de Clubes de Volei. Contando com os brasileiros Raphael e Leandro Vissotto, o time da Itália fez as parciais de 26/24, 25/18 e 25/19, em 1h e 18 minutos de partida.
O time polonês apresentou alguma resistência à forte equipe do Trentino, atual campeã europeia, apenas no primeiro set. Depois, o time italiano dominou a partida, e, num ataque de Leandro Vissotto, fechou o jogo.
- Viemos muito focados em vencer o Mundial. Toda garra e técnica do grupo fizeram a diferença e foram fatores primordiais para que a vitória viesse. Essa foi uma competição muito interessante, pois enfrentamos clubes de todo o mundo e pudemos experimentar várias táticas de jogo. Fiquei muito satisfeito com o nosso desempenho em quadra e muito feliz com mais esse título - disse Vissotto, que marcou 21 pontos na partida.

Deu Khodair


O paulista Allam Khodair venceu a etapa de Brasília da Stock Car, no autódromo Nelson Piquet, pela segunda corrida da Super Final. Khodair saiu na ponta e não perdeu a liderança, após uma largada conturbada, na qual Duda Pamplona conseguiu a segunda posição de Ricardo Zonta. O lider Cacá Bueno foi pressionado no começo por Valdeno Brito, já que teve que largar com pneus velhos, conforme exigência do regulamento, em que em algum momento da prova deve-se utilizar pneus velhos.
Na 22ª volta foi a vez de Ricardo Maurício e na 23ª, de Cacá Bueno. O líder Khodair entrou na 24ª volta e repetiu o procedimento de trocar os dois pneus do apoio de seu carro. Zonta entrou na passagem seguinte, e tentando ganhar tempo, não trocou pneus. O paranaense superou o rival no retorno à pista. Na 27ª volta, o paulista pressionou e tentou a ultrapassagem na última curva do circuito. Os dois chegaram a se tocar três vezes na reta dos boxes, mas Khodair conseguiu superar Zonta. Os dois foram advertidos pela direção de prova pela disputa, mas ninguém foi punido. Após, manteve-se tranquilo na frente. Com 3 segundos de vantagem, o paulista apenas teve o trabalho de trazer o carro até a bandeirada final e conquistar sua sgunda corrida na temporada. Cacá Bueno, que chegou em terceiro, segue lider com 267 pontos, seguido por Ricardo Maurício e Thiago Camilo, com 243 pontos ambos.