domingo, 16 de maio de 2010

Ele foi F *** mais uma vez

Joel levou ao Fogão a sua primeira vitória no campeonato, quebrando um tabu de 15 anos sem vencer o São Paulo no Morumbi. Ele foi decisivo. Mudava o time como um jogador de xadrez move suas peças e foi premiado com os 3 pontos.
No primeiro tempo, após abrir o marcador, o Tricolor abusou das faltas laterais, jogada mortal do Fogão. Não é possível que ninguém viu isso ainda, os 3 gos contra o Santos saíram de bolas alçadas na área. E numa falta na lateral esquerda, Lúcio Flávio bateu e Antonio Carlos fez seu terceiro gol no Brasileirão.
Veio o segundo tempo e o SP entendeu que não deveria fazer faltas. Mas Joel estava atento ao jogo e quando Ricardo Gomes mandou Cicinho a campo, Joel Santana colocou Edno, jogando nas costas do latarel, para evitar suas subidas. Vendo que o time já não tinha tanta velocidade Gomes colocou Fernandinho e Marlos, ai Joel deu a cartada final, tirou Alessandro e Lúcio Flavio e pôs Renato Cajá e Marcelo Cordeiro. Somália foi marcar Fernandinho homem-a-homem, e pelo lado esquerdo com Edno, Renato Cajá e Marcelo Cordeiro buscavam os contra-ataques. O Tricolor não conseguia sair tanto para o jogo e quando se arriscou muito, o Botafogo, que nesse momento dominava a partida, puxou contra-ataque. Renato Cajá fez jogada pela esquerda, tentou tabelar com Herrera, que foi puxado por Alex Silva, mas a bola sobrou limpa para Cajá, que bateu na saída de Rogério.
Joel foi o grande nome da partida. Poucos treinadores da Serie A tem esse potencial de decidir jogos e Joel é um desses raros treinadores. O Bota pode surpreender nas mãos e na prencheta de Joel Santana.

Coitada da bola

Se quarta-feira, Grêmio e Santos fizeram uma partida espetacular, hoje Vasco e Palmeiras fizeram de longe o pior jogo do ano. Quem mais sofreu foi a bola. Os jogadores não demonstraram intimidade nenhuma, só faltavam chama-lá de Vossa Excelência. Foram passes errados, finalizações grotescas, muita falta de técnica dos dois times. Até quem está acostumado a jogar bem, hoje fez os torcedores pedirem pelo apito final. Phelippe Coutinho dominando de canela, Cleiton Xavier trombando com Marcos, deixando a bola limpa para Souza, que de forma mais bizonha isolou. Foi uma partida digna de "cinema pastelão" de causar inveja aos 3 Patetas. Resultado, 0x0. Sem mais.

Passaporte Carimbado - Thiago Silva

Revelado pelo RS Futebol, clube de PC Carpegiani, Thiago Silva ganhou destaque no Brasileirão de 2004, quando atuava pelo Juventude, formando a zaga com Naldo. O bom campeonato levou Thiago para a Europa, mais precisamente para o Porto, mas não chegou a atuar pelo clube português, devido a problemas de saúde. Depois foi para o Dínamo Moscou, mas novamente seus problemas de saúde se agravaram, o que o levou a uma Tuberculose, deixando-o 4 meses internado na Rússia. Alguns médico disseram que não seria possível a volta de Thiago Silva aos gramados, pois seu pulmão não se recuperaria e ele não poderia levar uma vida de atleta.
Mas Thiago se recuperou, voltou a Brasil em 2006 para jogar e se tornar ídolo do Fluminense. No ano seguinte ajudou ao Tricolor a conquistar a Copa do Brasil e em 2008 ao vice-campeonato da Libertadores da América. As boas atuações o levaram para a seleção Olímpica, como um dos jogadores acima de 23 anos, medalha de bronze e posteriormente a seleção principal. No fim de 2008 veio a transfrência para o Milan, só que por não ter passaporte europeu e o Milan já tinha o limite de jogadores não comunitários, Thiago só pôde começar a atuar oficialmente nessa temporada, ficando ausente das convocações de Dunga. Voltou a ser chamado na reta final das eliminatórias e ganhou a vaga para a Copa, deixando Miranda, Naldo e Alex Silva de fora da lista.
O Monstro, como é carinhosamente chamado pela torcida Tricolor, vai para sua primeira Copa e com certeza quando tiver que substituir Lúcio ou Juan, fará com muita qualidade.

Santa Máfia!

Em meados de 2006, quando foi descoberto o esquema de resultados que beneficiou a Juventus, levando-a ao título daquela temporada, a história da Inter mudou completamente. A equipe de Milão herdou, com a desclassificação da Juve e do rival Milan (2º colocado), o Escudeto, algo que não acontecia desde 1989.
O que mudou a partir desse momento? A Juve foi rebaixada, perdeu investimento e algumas de suas estrelas. Canavarro, Thuram, Zambrotta e Emerson foram para Espanha e Vieira e Ibra foram para a Inter, que passou a receber maiores investimentos, montando um elenco extremamente forte na Itália, e quando perdia alguns jogadores fazia uma reposição à altura. Depois disso vieram mais 4 canecos, o mais sofrido foi o dessa temporada. Liderava com folga, mas quando se inicou o mata-mata da Champions League, a equipe perdeu muitos pontos, dando chance para a Roma, que veio numa incrível arrancada, assumir a ponta da tabela. Faltando 5 rodadas a Inter, com ajuda da Sampdoria, recuperou a liderança para não mais perdê-la.
Quando a máfia foi desmoronada, nem o mais otmista torcedor nerazurri esperava uma sequência de 5 conquista italianas, que podem ser coroadas com a conquita da Europa no próximo sábado.