sábado, 7 de novembro de 2009

Virada

O Cruzeiro conquistou hoje na Ilha do Retiro um importante resultado. Mais do que a vitória por 3x2, a virada sensacional diante do Sport eleva a moral do time mineiro, abalada após a derrota em casa contra o Fluminense também de virada, e o coloca provisoriamente no G4 e na luta pelo título. A partida começou num ritmo alucinante e, em menos de 20 minutos, o placar marcava 2x1 para os pernambucanos. Logo aos 12 minutos, o boliviano Arce recebeu impedido, passou por Gil e Fábio e tocou para Wilson empurrar para as redes. Aos 16, Adriano Pimenta serviu novamente Wilson e ele fuzilou para ampliar. Três minutos depois, o Cruzeiro diminuiu com Thiago Ribeiro. Fabrício cobrou escanteio, Henrique desviou e o atacante concluiu, sem chances para Magrão. O goleiro do Sport ainda evitou o empate em duas oportunidades com Gilberto e Wellington Paulista. Mas aos 7 minutos do segundo tempo, não teve jeito. Gilberto cobrou falta e Leonardo Silva igualou a partida. Para complicar a vida do lanterna, o volante Andrade fez falta e recebeu o segundo amarelo. Adilson Batista então colocou Guerrón no jogo e a mudança logo surtiu efeito. Wellington Paulista cruzou e o equatoriano marcou, decretando a virada celeste. Depois do gol, os mineiros administraram o jogo, garantindo o resultado que os mantêm na briga na parte alta da tabela, enquanto que o Sport praticamente deu adeus a Série A.

Volta

O Vasco está na Série A! Diante de 81.904 pessoas no Maracanã, recorde de público nas três divisões, o time cruzmaltino venceu o Juventude por 2x1, foi a 70 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Figueirense, quinto colocado, garantindo assim o acesso à Primeira Divisão com 4 rodadas de antecipação. Numa tarde de forte calor, o jogo começou lento, mas com o time carioca tomando a iniciativa das ações. Paulo Sérgio arriscou e Juninho pegou. Élton recebeu na entrada da área, arriscou e a bola bateu no travessão. Aos 28, o camisa 9 apareceu novamente. Após cruzamento de Carlos Alberto, ele desviou com o braço e Adriano concluiu de voleio: 1x0. Muita reclamação dos gaúchos, mas o árbitro validou o lance. No segundo tempo, a equipe visitante equilibrou a partida e conseguiu chegar à igualdade com Irineu, que após cobrança de falta de Gustavo, testou firme sem chances para Fernando Prass. O Vasco não se abateu e, 3 minutos depois, Adriano foi lançado, deu um chapéu em Juninho, que o derrubou. Pênalti e cartão vermelho pro goleiro. Como já havia feito as 3 substituições, o atacante Mendes foi para o gol. Carlos Alberto bateu e colocou o time vascaíno em vantagem. A partir daí, com a vantagem numérica, foi só tocar a bola e esperar o apito final do juiz, para a festa da torcida cruzmaltina.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pan-2015

A ODEPA, escolheu na tarde de hoje, a cidade de Toronto, no Canadá, para ser a sede dos jogos Pan-americanos de 2015. A cidade canadense venceu as cidades de Lima, no Peru, e Bogotá, na Colômbia, com 33 votos, contra 11 e 7 das respectivamente. Será a terceira vez que o Canadá sediará os jogos. Winnipeg sediou por duas oportunidades os jogos, em 1967 e 1999.
A ODEPA aproveitou a votação para anunciar a inclusão de 6 novas modalidades nos jogos Pan-americanos, caratê, boliche, pelota basca, esqui aquático, squash e patinação sobre rodas. Estes já estarão valendo medalha na próxima edição dos jogos, que acontecerá em 2011 em Guadalajara, no México.

Semifinalista

O Fluminense venceu a Universidad do Chile por 1x0, gol do artilheiro Fred, e garantiu vaga na fase semifinal da Copa Sul-Americana, onde enfrenta o Cerro Porteño. A vitória em Santiago confirma a boa fase tricolor, invicto a 8 jogos, que enfrenta o Palmeiras domingo, no Maracanã, na luta para escapar do rebaixamento no Brasileirão. Diante de um estádio lotado, a equipe brasileira não se acanhou e buscou o ataque desde o começo, tendo em Maicon sua principal arma ofensiva. Primeiro ele chutou sem ângulo; depois, serviu Fred, que desperdiçou boa chance. La U respondeu com Rojas, que chutou em cima do goleiro Rafael. Na volta do intervalo, o Flu manteve o ritmo, e aos 15 minutos, Maicon cruzou e Fred escorou de cabeça para abrir o marcador. O resultado classificava o time das Laranjeiras, já que o jogo de ida terminou empatado em 2x2. A Universidad passou a cruzar bola na área, mas esbarrou numa defesa bem armada. Nos últimos minutos, foi só segurar o placar que garantiu uma inédita semifinal de Sul-Americana para o Fluminense.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Não deu!

A Cimed/Florianópolis foi eliminada precocemente do Mundial de Clubes de Volei. A equipe não se adaptou a Golden Formula, sistema de ataque testado nessa competição, e caiu logo na primeira fase do torneio. Após a vitoria de ontem sobre o time da casa, os brasileiros perderam para o time da Polônia por 3 sets 1, com parciais de 22/25, 25/18, 25/ 21 e 25/23, e encerrou sua participação na competição. O começo do jogo desta quinta se apresentou até animador para a torcida verde-amarela. Mais acostumado à sua nova função de atacar vindo de trás, Lucão foi o destaque do primeiro set contra o Belchatow, fechado em 25 a 22 através de um bloqueio de Éder e Bob sobre Kurek. Aos poucos, porém, os poloneses melhoraram a marcação dos ataques e minimizaram bastante o poder de fogo dos opostos brasileiros: com uma característica de bolas mais rápidas, nem Bob e muito menos Jamelão conseguiam furar a resistência rival. Para piorar, o ponteiro Thiago Alves também não estava bem, jogando muitas bolas para fora. Resultado: 25 a 18 e empate no jogo. Abatida, a equipe de Florianópolis foi presa fácil durante a maior parte da terceira etapa, no qual Kurek foi o destaque - bola de segurança do levantador espanhol Falasca, o jovem polonês terminou a partida como o maior pontuador, com 33 acertos. No final da etapa, os brasileiros ainda esboçaram uma reação, mas virada foi confirmada com uma bola fora de Renato: 25 a 21. Pressionados, os jogadores brasileiros entraram com muita garra no set decisivo e largaram na frente, mas permitiram a chegada do Belchatow. Com isso, os europeus conseguiram retomar à frente do placar no 23-22 e fecharam o duelo momentos mais tarde, com um ataque de Kurek.

Um empate, Dois sentimentos

O São Paulo conseguiu, levando em consideração as circunstâncias, um bom resultado na noite desta quarta-feira, na abertura da 34ª rodada do Brasileirão. O jogo começou cheio de alternativas e logo o argentino Maxi Lopez acertou bom chute, que assustou o goleiro Rogério Ceni. A resposta do tricolor paulista não demorou muito, Hernanes fez boa jogada e chutou por cima da meta de Victor. A partida seguia equilibrada. Outro lance de perigo foi a cobrança de falta de Jorge Wagner, a bola não desviou em nínguem e levou perigo ao goleiro do time gaúcho. Só que aos 24 minutos Douglas Costa bateu falta na área, a zaga do São Paulo falhou e Rafael Marques, apareceu sem marcação, para testar para o fundo das redes de Ceni. Foi o terceiro gol do zagueiro gremista na competição. Porém 7 minutos mais tarde, André Dias lançou Hernanes, que de pé esquerdo cruzou, Thiego errou o tempo da bola, que chegou limpa para Dagoberto, ele dominou e chutou, a bola desviou na perna de Rafael Marques e matou Victor, era o empate do tricolor do Morumbi.
Na segunda etapa o Grêmio foi em busca do resultado, encurralou o São Paulo, mas não conseguiu finalizar suas oportunidades. As melhores delas sairam de Douglas Costas, mas Rogério Ceni fez grandes defesas. Na primeira em um chute forte de pé esquerdo, depois em uma cabeçada a queima roupa, após cobrança de falta de Tcheco. Depois disso o time paulistano perdeu a cabeça. Primeiro foi Borges, que aos 31 minutos, agrediu o volante Túlio e foi expulso por Jaílson Macedo. Dois minutos depois, Dagoberto acertou um carrinho no mesmo Túlio e foi para o chuveiro mais cedo. A pressão só aumentou, Herrera se juntou a Perea, Maxi, e Douglas Costa no ataque gremista. O time de Autuori pressionou, pressionou muito, mas não conseguiu colocar a bola nas redes. Aos 48 minutos, Jean, juntou-se a Dagoberto e Borges, fez falta em Souza, e recebeu o segundo amarelo. Na cobrança Douglas Costa chutou direto e Rogério fez novamente boa defesa. Ao final da partida, o São Paulo vibrou com o resultado e a liderança provisória, já do lado gremista ficou a frustração de não ter conseguido somar 3 pontos.

Eliminado

Não deu. O Botafogo lutou, correu muito, mas acabou tropeçando em suas falhas nas finalizações e foi eliminado da Copa Sul-Americana pelo Cerro Porteño, ao perder por 3x1 no Engenhão. Agora, o time concentra suas forças no campeonato brasileiro, onde luta contra o rebaixamento. Com a necessidade de reverter o placar do jogo de ida, quando perdeu por 2x1, o Fogão começou a partida em cima dos paraguaios, mas não conseguia furar a retranca adversária. Sua primeira chance foi apenas aos 17 minutos, com Reinaldo, num chute sem perigo. Aos 29, André Lima, de cabeça, perdeu boa oportunidade. Já no final do tempo, Renato desperdiçou 2 ótimos lances. Primeiro, ele chutou e o zagueiro Herner tirou quase em cima da linha. Depois, em cruzamento de Alessandro, o meia cabeceou e o goleiro Barreto fez brilhante defesa. A bola tocou no travessão, quicou perto da linha e a zaga afastou. Na segunda etapa, o Botafogo foi pra cima e perdeu 3 chances de abrir o marcador, com André Lima, Reinaldo e Renato. O Cerro, no entanto, foi fatal. Aos 11 minutos, Irrazábal cruzou e Núñez fez de cabeça. O time brasileiro precisava da virada pra levar a partida para os pênaltis e conseguiu empatar. Em bela jogada individual, Jobson cruzou e André Lima marcou. A partir daí, o Fogão, com 4 atacantes em campo buscou a virada a todo custo, permitindo o contra-ataque paraguaio, até que Alessandro fez falta dura e foi expulso. Completamente exposto, o alvinegro acabou sofrendo dois gols no fim, aos 43 e 46 minutos, através de Irrazábal e Cáceres, este por cobertura. Agora, o Botafogo volta-se pro Brasileirão, onde encara o Coritiba em casa pra fugir do rebaixamento.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tá quase lá

Sob o comando do meia Geraldo, o Ceará deu um passo importante para conseguir o acesso a Serie A. Com um Castelão lotado, o Vozão bateu o Bragantino e chegou aos 63 pontos, assumindo, provisoriamente, a vice-liderança da competição. O Ceará dominou as ações durante todo o primeiro tempo, mas o time de Bragança Paulista se segurava como podia, marcando duramente na frente da área, com isso o time cearense não conseguiu abrir o marcador.
Na segunda etapa, após cometer muitas faltas, Kadu, aos 9 minutos foi expulso e Mario, que tinha acabado de entrar, recebeu o cartão vermelho aos 24, levando a loucura o técnico Marcelo Veiga, já que viu seu esquema cair por terra. Tanto que 3 minutos depois Reinaldo, que foi colocado pelo técnico PC Gusmão, na etapa complementar, recebeu fora da área, fez o giro em cima de Adãozinho, e chutou firme, no canto de Gilvan para abrir o placar. Aos 37, Gilmar cruzou e o veterano Sergio Alves, mergulhou para fazer de cabeça o segundo do Ceará. A partir daí o meia Geraldo começou a dar seu show particular, segurou bem a bola, driblou, gingou, tudo para o relógio passar mais rápido. A torcida do Vozão era só alegria e explodiu após o apito final. Na próxima rodada o Ceará tem um confronto decisivo contra o Atlético Goianiense, adversário direto na luta para chegar a primeira divisão.

Classificados 2

Nesta quarta-feira, pelo complemento da 4ª rodada, Lyon e Sevilla asseguraram sua passagem às oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. No grupo E, o time francês empatou em casa com o Liverpool em 1x1, gols de Babel para os Reds e Lisandro Lopez para os donos da casa, alcançando 10 pontos, enquanto os ingleses ficaram com 4. No outro jogo da chave, Fiorentina 5x2 no Debreceni, em Florença. Mutu, Dainelli, Montolivo, Marchionni e Gilardino marcaram pra Viola; Rudolf e Coulibaly descontaram. Os italianos estão em segundo com 9 pontos, já os húngaros estão eliminados. Pelo grupo F, a Inter assumiu a liderança com 6 pontos após vencer o Dínamo de Kiev de virada, na Ucrânia. Shevchenko abriu o placar, mas Milito e Sneijder garantiram esse importante triunfo para o tetracampeão italiano. Os ucranianos permanecem com 4 pontos, na lanterna. Já o Barcelona viajou até a Rússia e ficou no 0x0 com o Rubin Kazan, que deixou os 2 times empatados na vice-liderança, com 5 pontos. No grupo G, o Sevilla perdeu o 100%, mas o 1x1 com o Stuttgart garantiu a classificação à próxima fase, ao alcançar 10 pontos, abrindo 7 para os alemães que estão em terceiro. Jogando em casa, os espanhóis abriram o placar com Jesus Navas, mas Kuzmanovic deixou tudo igual. No outro jogo, na Romênia, Unirea e Rangers também empataram pelo mesmo placar: 1x1. Onofras, para os donos da casa, e McCulloch para os escoceses foram os marcadores. Os romenos estão em segundo, com 5 pontos, enquanto os visitantes permanecem na lanterna, com 2. Por fim, pelo grupo H, o Arsenal goleou o AZ Alkmaar por 4x1 e ficou a um empate da vaga nas oitavas. Fábregas duas vezes, Nasri e Diaby marcaram para os Gunners, descontando Lens. Otime de Londres tem 10 pontos e os holandeses 2. Ainda nessa chave, o Standard Liège venceu o Olympiacos por 2x0 e se manteve vivo na briga, gols de Mbokani e Jovanovic. Os belgas foram a 4 pontos, em terceiro, e o time de Zico permanecem com 6, na vice liderança. A próxima rodada da Liga acontece nos dias 24 e 25 de novembro.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tetracampeão

O Carlos Barbosa se tornou nesta segunda-feira o primeiro time Tetracampeão da Liga Futsal, ao derrotar, na prorrogação a Malwee/Jaraguá. O time catarinense, que não contou com o astro Falcão, contundido, teve que contar com o bom jogo do ala Lenísio, que abriu o marcador logo com 6 minutos em cobrança de penalti. Aos 10 min, Jé, que havia cometido a penalidade, se redimiu e empatou o jogo pegando rebote do goleiro Tiago. Leco e Cabreúva fizeram mais dois para a Malwee ainda na primeira etapa, mas Sinoê, no último segundo diminuiu o placar, deixando o jogo em 3x2 ao final dos primeiros 20 minutos. A segunda etapa começou com as duas equipes se estudando. Somente após a metade do jogo é que o time gaúcho buscou levar o caneco ainda em tempo normal. Tanto buscou que a 4 minutos do fim Jé empatou a partida, resultado que dava o título ao Carlos Barbosa. No entanto, quando tudo parecia resolvido, faltando 43 segundos, Lenísio colocou a Malwee de novo na frente. Levando o jogo para a prorrogação.
No tempo extra, Lenísio começou acertando a trave do goleiro Lavoisier. Os times não estavam dispostos a levar a partida para as penalidades. Foi ai que Sinoê, em um contra-ataque, já na segunda etapa da prorrogação, fez para o Carlos Barbosa. Os catarinenses foram para o tudo ou nada, e após fazer boa defesa Lavoisier chutou direto para o gol vazio da Malwee, fazendo o segundo dos gaúchos. Fim de prorrogação, 2x0 para o Carlos Barbosa, Tetracampeão da Liga Futsal.

Deu Zebra

Na estréia do Cimed/Florianópolis, no Mundial de Clubes de Volei, a equipe foi derrotada pelo Payakan do Irã, por 3 sets a 1. O time brasileiro começou voando em quadra e não sentiu dificuldades para fechar o primeiro set em 25/15. A partir do segundo set, o time catarinense desandou, sentiu muito a nova regra, a Golden Formula, e o bloqueio da equipe iraniana começou a funcionar. No final 28/26 para os campeões asiáticos. No set seguinte, o entrosamento brasileiro não funcionou, a equipe do levantador Bruno Rezende também voltou a esbarrar no bloqueio do Payakan e o set terminou em 25 a 21. O quarto set, o volei brasileiro nao encaixou. Nem a entrada de Jamelão funcionou, e os iranianos já haviam encontrado a forma de não deixar o time brasileiro jogar. O set acabou em 25 a 22. A partida teve duração de 1 hora e 46 minutos.
Pelo grupo A, o Kazan, da Rússia, bateu o Corozal, de Porto Rico, por 3 sets a 0 (25/20, 25/14 e 25/17). Os italianos do Trentino venceram o Zamalek, do Egito, por 3 a 1 (25/18, 25/21, 23/25 e 25/20). A outra partida pelo grupo do Cimed/Florianópolis, teve o o Skra Belchatou, da Polônia, vencendo o anfitrião Al-Arabi por 3 sets a 0 (25/22, 25/11 e 25/20).

Classificados

Nesta terça-feira, valendo pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, 4 equipes garantiram classificação para as oitavas de final. Bordeaux, Manchester United, Chelsea e Porto avançaram e agora jogam para definir a colocação na chave. No grupo A, o campeão francês venceu o Bayern de Munique, na Alemanha, por 2x0, gols de Gourcuff e Chamakh, ocupando a liderança, com 10 pontos. O time bávaro está em terceiro, com 4, e não alcança mais os girondinos por conta do confronto direto. No outro jogo da chave, a Juventus venceu o Maccabi Haifa, fora de casa, por 1x0, gol de Camoranesi, e está em segundo com 8 pontos. Pelo grupo B, o Manchester United, jogando em casa, empatou com o CSKA por 3x3, somando 10 pontos, abrindo 6 do próprio time russo, mas com 1 vitória e 1 empate nos jogos entre as equipes. Owen, Scholes e Valencia fizeram para os ingleses, enquanto Dzagoev, Krasic e Berezutski marcaram para os visitantes. Ainda nesta chave, o Wolfsburg foi à Istambul, goleou o Besiktas por 3x0, gols de Misimovic, Gentner e Dzeko, e ficou em boa situação, com 7 pontos. No grupo C, o duelo mais aguardado do dia. Milan e Real Madrid ficaram no 1x1, em Milão, e dividem a liderança com 7 pontos cada. Na volta de Kaká ao San Siro, quem brilhou foi Benzema, que abriu o placar para os merengues, mas Ronaldinho Gaúcho de pênalti decretou o empate. Na outra partida, o Olympique de Marselha disparou 6x1, em casa, contra o lanterna Zurich, foi a 6 pontos e segue vivo na luta pela classificação à próxima fase. Por fim, no grupo D, definido os 2 classificados: Chelsea e Porto. Os Blues empataram em 2x2 com o Atlético de Madri, na Espanha, e foram a 10 pontos, ficando em primeiro. Drogba e Aguero, duas vezes cada, foram os artilheiros do jogo. Já o Porto obteve a vaga vencendo o Apoel fora de casa, gol de Falcao Garcia, e está em segundo, com 9. Amanhã tem o fechamento da rodada, com Sevilla, Arsenal e Lyon podendo também confirmar a passagem à próxima fase.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Jardel, cadê você?

Mário Jardel Almeida Ribeiro, o Jardel, cearense nascido em 18/09/73, começou sua carreira como jogador nas categorias de base do Ferroviário, assinando seu primeiro contrato profissional no Vasco. Em 95, foi emprestado ao Grêmio, formando com Paulo Nunes uma das duplas mais vitoriosas da história do tricolor gaúcho. Foi campeão e artilheiro da Libertadores, além de conquistar o gauchão e a Recopa em 96. Transferiu-se para o Porto, de Portugal, onde atuou até a temporada 99/00, sendo tricampeão nacional. Foi artilheiro nos 4 anos que jogou, ganhando a Chuteira de ouro da UEFA em 99. Mudou-se para o Galatasaray em 2000, sendo vice campeão turco e artilheiro da competição. Por conta de dificuldades de adaptação, voltou para o futebol lusitano, desta vez para o Sporting. Na temporada 2000/2001, ajudou o clube português a conquistar a Tripleta (tríplice coroa) e foi mais uma vez o goleador máximo, com impressionantes 42 gols em 30 jogos, ganhando a Chuteira de ouro da UEFA. Foi convocado 11 vezes pra Seleção brasileira, marcando 1 gol. Após essa passagem vitoriosa, problemas pessoais, ausências nos treinos, ganho de peso e envolvimento com drogas mancharam a carreira de Jardel, que não conseguiu mais se firmar em outro clube. Jogou no Bolton (ING) e Ancona (ITA), até retornar pro futebol brasileiro, onde sua carreira manteve-se em declínio. Passou por Palmeiras e Goiás, mas sem o mesmo brilho. Após tentativas de reerguer sua carreira no exterior, voltou para jogar no Criciúma em 2008, pela série B. Apesar do 6 gols, o time acabou sendo rebaixado para a 3ª divisão do Brasileiro. Este ano, Jardel voltou para o clube que o revelou, o Ferroviário, e após uma passagem discreta, acertou com o América-CE, da terceirona cearense, desfecho melancólico pra carreira vitoriosa do atacante.

TOP 40

Thomaz Bellucci venceu neste domingo o Challenger de São Paulo e subiu 6 posições no ranking da ATP, saindo do 43º para o 37º. O tenista brasileiro venceu o experiente tenista equatoriano Nicolas Lapenti, com um duplo 6/4. Lapenti no mês passado foi o principal responsável pela eliminação brasileira na divisão de acesso da Copa Davis. O duelo, realizado na Sociedade Harmonia de Tênis, valia 90 pontos no circuito dos tenistas profissionais. Depois de Bellucci, o brasileiro melhor colocado é Marcos Daniel na posição de número 87.
No Qatar, uma final familiar decidiu o WTA Championship de Doha. Serena Williams venceu a irmã Venus e se tornou a primeira colocada no ranking do WTA, ultrapassando a russa Dinara Safira no topo da lista. Serena também bateu o recorde de premiação em uma só temporada, faturando a quantia de R$ 11,3 milhões. A marca anterior pertencia a belga Justine Henin-Hardenne, que na temporada de 2007 faturou R$ 9,5 milhões. Agora a caçula das irmãs Williams já acumula R$ 49,7 milhões em prêmios na carreira.

Retorno

Agora é oficial: David Beckham acertou sua volta ao Milan até o final da temporada 2009/2010. O astro inglês regressa por empréstimo mais uma vez, já que jogou pelo clube italiano no início deste ano. O retorno de Becks ao futebol europeu era uma exigência do treinador da seleção inglesa, Fabio Capello, que queria o atleta atuando em um campeonato de alto nível para convocá-lo para a Copa do Mundo na África do Sul ano que vem. Vale lembrar que Beckham atua no Los Angeles Galaxy, que disputa a MLS, a liga de futebol profissional dos EUA. Agora, o jogador inglês volta para ser peça fundamental no Milan do técnico Leonardo, que ainda busca seu melhor futebol após a saída de Kaká.

Barrichello na Williams

A equipe Williams confirmou sua dupla de pilotos para 2010. O alemão Nico Hulkenberg, atual campeão da GP2 e visto como a maior promessa do automobilismo germânico desde Michael Schumacher e o brasileiro Rubens Barrichello. Depois de muitas notícias de bastidores, o terceiro colocado da temporada 2009 será o 4º brasileiro a guiar o carro de Sir Frank Williams na história. A escuderia britânica também mudará seu motor de Toyota para Cosworth. Rubinho acha que terá novamente um carro competitivo na próxima temporada, capaz de o colocar novamente na briga pelas primeiras posições.

domingo, 1 de novembro de 2009

Virada Espetacular

O Fluminense conquistou uma virada sensacional frente ao Cruzeiro em BH e deu um passo importante na luta para escapar da segundona. O jogo começou a 100 km/h, logo aos 8 minutos Maicon teve grande chance, mas escorregou depois que passou por Fabio. O time do Cruzeiro não vacilou na sua chance. Após jogada de Henrique, Gilberto recebeu e tocou para Jonathan, que soltou a bomba para fazer o primeiro. Em seguida Guerrón caiu na área e o árbitro foi na dele e marcou penalti. Wellington Paulista bateu para fora. O time celeste não se abateu, e após passe do equatriano Guerrón, Wellington Paulista não errou dessa vez, deu um lindo corte em Gum e bateu para fazer o segundo. No intervalo Cuca fez duas mudanças capitais para a partida. A entrada de Digão na vaga de Diguinho e de Tartá na de Equi Gonzales, deu mais força a defesa e ao ataque. Conca e Maicon tiveram mais liberdade e em menos de 15 minutos a partida já estava empatada. No primeiro gol Conca cruzou, Maicon chutou prensado e a redonda sobrou para Gum que virou e bateu. Depois foi a vez de Fred que recebeu excepcional lançamento, arrumou e chutou firme, a bola bateu no zagueiro Gil antes de entrar. O Flu não parou de ir para cima. Em uma jogada que parecia perdida, Maicon ganhou na corrida de Gil, foi no fundo e rolou, o matador Fred pegou firme, sem chances para o goleiro da Raposa, era a virada Tricolor. A partir daí o Cruzeiro passou a jogar em cima do Flu, mas sem grandes chances, apenas nos chutes de Jonathan e Diego Renan de fora da área, que pararam nas mãos de Fernando Henrique, que voltava a meta do Fluzão. O resultado manteve o Flu vivo na briga pela permanência na série A e afastou o Cruzeiro da briga pelo título e o deixou fora do G4.

Parou

O Inter perdeu mais uma, dessa vez pro Botafogo, e praticamente deu adeus à disputa do título do Brasileirão. A derrota por 1x0, no Beira Rio, deixou a equipe de Mário Sérgio fora do G4, com 52 pontos, enquanto o alvinegro chegou aos 38, se afastando da zona de rebaixamento. Nem bem o jogo começou e o time carioca abriu o placar. Logo no primeiro minuto, o zagueiro Juninho, em bela cobrança de falta, anotou para os visitantes. Com a vantagem no marcador, o Botafogo se fechou para aproveitar os contra-ataques, chamando o colorado para seu campo. Em pelo menos 3 boas chances a equipe gaúcha esteve perto de igualar, mas parou no goleiro Jéfferson, que teve excelente atuação. No segundo tempo, o técnico Mário Sérgio lançou Bolaños e Andrezinho e o time passou a pressionar mais no jogo, ainda mais depois da expulsão de André Lima. Sem organização, o Inter não conseguiu furar a retranca botafoguense e o placar permaneceu 1x0. Agora, o treinador colorado tenta acertar a equipe para ao menos garantir uma vaga no G4 e salvar o ano do Centenário do clube gaúcho.

Reabilitação

Em um jogo bastante movimentado, o Atlético-MG venceu o Goiás no Serra Dourada por 3x2 e se manteve vivo na luta pelo título do Brasileirão. A vitória dramática colocou o time mineiro em 3º, com 56 pontos, enquanto o alviverde segue com 47, em queda livre na competição. A partida começou bem pro Galo, que abriu 2x0 com Ricardinho e Éder Luís. Diego Tardelli teve pelo menos duas boas oportunidades, mas falhou na finalização. Melhor pro Goiás, que ainda no primeiro tempo chegou ao empate com gols de Júlio César e Leandro Euzébio, ambos em chutes de fora da área. Na segunda etapa, o time esmeraldino ficou com 1 jogador a menos, já que Ernando levou o 2º cartão amarelo e foi expulso. Mesmo assim, dominou a partida, com o atacante Felipe perdendo 3 chances de virar. O castigo pela incompetência veio através de Diego Tardelli, que de penalti desempatou o jogo, e de quebra reassumiu a artilharia isolada com 18 gols. O alviverde buscou o empate, mas foi infeliz na hora de finalizar. O Goiás pega o Furacão domingo na Arena da Baixada, enquanto o Atlético joga contra o Flamengo, rival direto na briga da Libertadores e do título, no Mineirão.

Tudo igual

Com um jogador a menos, durante boa parte do jogo, o Palmeiras se manteve na liderança da competição, mas agora com vantagem para o São Paulo apenas no saldo de gols. O jogo começou o morno e permaneceu assim por um bom tempo, com muitas faltas e paralisações. Só que aos 36 minutos a partida esquentou. Após bom passe do argentino Defederico, Jorge Henrique saiu na cara do gol, driblou Marcos e foi derrubado pelo goleiro pentacampeão mundial. Penalti e cartão vermelho para o arqueiro. Ronaldo bateu firme, sem chances para Bruno que entrou na vaga de Obina. Já na segunda etapa, Figueroa levantou bola na área e o zagueiro Danilo fechou de cabeça, após saída atrapalha de Felipe. Era o empate do Porco. O Corinthians foi para cima novamente, se aproveitando da superioridade numérica e após grande passe, novamente, de Defederico, o Fenômeno bateu na saída de Bruno, foi o desempate dos Mosqueteiros. Mas antes do fim da partida, nova falta para o Verdão. Novo levantamento de Figueroa e outra vez um zagueiro palmeirense mandou de cabeça para as redes, só que dessa vez foi Maurício que se aproveitou da falha de marcação corinthiana e empatou o jogo. No final Dentinho perdeu um gol incrível depois de bom passe do atacante Souza. Agora o Palmeiras divide a liderança com o São Paulo, ambos com 58 pontos e pega o desesperado Fluminense no Maracanã. Já o Timão chegou aos 46 pontos e enfrenta o Santo André na próxima rodada.

Acabou

E a temporada 2009 da Fórmula 1 chegou ao seu final. O GP de Abu Dhabi foi vencido por Sebastian Vettel, da RBR, que sagrou-se vice campeão no Mundial de pilotos, já que o título ficou o inglês Jenson Button, da Brawn. Rubens Barrichello ficou em 4º na corrida, terminando o ano na 3ª colocação no campeonato. O jovem alemão largou em segundo, atrás de Lewis Hamilton e aproveitou-se de um problema nos freios do campeão de 2008 para assumir a ponta. Já Rubinho, após um toque com Webber na primeira curva, foi ultrapassado por Button e fez uma corrida discreta. O novíssimo e luxuoso circuito da Yas Marina não favorece as ultrapassagens e a prova seguiu sem maiores emoções. No fim, uma disputa interessante valendo o segundo lugar, mas Webber defendeu-se bem do campeão de 2009 e garantiu a dobradinha da RBR. Apesar disso, a Brawn levou o título dos Construtores. Para 2010, o Brasil conta com a volta de Felipe Massa na Ferrari, Barrichello provavelmente na Williams e a estréia de Bruno Senna na novata Campos.