sábado, 31 de outubro de 2009

Pressão

O São Paulo venceu o Barueri pela 33ª rodada do Brasileirão e tomou a ponta mais uma vez do Palmeiras, que joga o clássico contra o Corinthians amanhã. O triunfo no Morumbi por 1x0 foi o 3º consecutivo do tricolor, que arranca com força para a reta final do campeonato. A equipe caçula na elite teve uma boa oportunidade com André Luiz logo no início, mas parou nas mãos de Rogério Ceni. Em seguida, aos 6 minutos, o time da capital marcou com Jorge Wagner, aproveitando uma bola que sobrou na área do Abelha. Washington ainda perdeu grande chance de ampliar aos 21, mas parou no goleiro Márcio. Na segunda parte, o panorama do jogo não mudou. O São Paulo continuava criando, mas pecava nas finalizações. Dagoberto e Washington desperdiçaram boas chances. Nem a entrada de Borges no lugar do Coração Valente aumentou a eficiência do ataque tricolor. Resultado: 1x0 no placar, que faz com que o hexacampeão durma na liderança do Brasileirão, jogando toda a pressão pro Palmeiras.

Herói

Essa é a melhor palavra para definir o goleiro Bruno na partida de hoje do Fla. Ele pegou dois penaltis de Paulo Henrique Lima, o Ganso, e garantiu os 3 pontos para a equipe da Gávea, colocando-a, provisoriamente, no G4. O jogo começou em ritmo alucinante e logo aos 6 minutos o Imperador fez 1x0, de cabeça, após cruzamento de Léo Moura. O Flamengo passou a jogar no contra-ataque, levando perigo a meta santista. Só que Airton, de forma infantil, segurou André na área. Ganso foi para a bola e Bruno defendeu sua primeira cobrança no jogo. Para o segundo tempo, Luxemburgo fez duas mudanças colocando Felipe Azevedo e Léo, nas vagas de Rodrigo Mancha e Triguinho. O Peixe passou a pressionar. Jean quase empatou a partida num chute da entrada da área. Nos contra-ataques o Flamengo levava perigo, Adriano obrigou Felipe a fazer boa defesa e em outro lance carimbou a trave em um chute violentíssimo. Só que aos 28 minutos o árbitro viu novo agarrão na área do Mengo, de Alvaro em André. Os mesmos personagens e o mesmo final. Ganso cobrou no meio do gol e Bruno, com o pé esquerdo, fez mais uma defesa. O time da baixada teve mais uma chance nos pés de Felipe Azevedo, mas Alvaro salvou. O Flamengo enfrentará o Galo na briga direta do G4, já o Santos enfrenta o Nautico em casa, na próxima rodada.

Quase

Na tarde deste sábado, o Vasco da Gama empatou em 1x1 com o Fortaleza, jogando no Castelão. O resultado, aliado às vitórias de Figueirense e Portuguesa, não garantiu matematicamente o acesso à Série A do Brasileirão, fato que pode ser consumado sábado que vem contra o Juventude, no Maracanã. Animado com a possibilidade de garantir a vaga na primeirona, a equipe cruzmaltina partiu pra cima dos cearenses e desperdiçou boas chances de inaugurar o marcador. O calor forte fez com que o ritmo da partida diminuísse, mas na segunda etapa o jogo voltou a ganhar em emoção. Logo aos 7 minutos, após boa jogada de Dedé, Bismarck completou e abriu o placar para o tricolor de aço, causando desentendimento entre Amaral e Élton, que quase foram às vias de fato. Apesar de nervoso, o Vasco chegou ao empate dois minutos depois, com Paulo Sérgio. Depois do gol, o time carioca passou a cadenciar o jogo, segurando o ímpeto do desesperado Fortaleza, que segue na zona de rebaixamento. Já os vascaínos esperam fazer a festa do acesso diante da torcida na próxima rodada.

Final do Paulistão 2009

O SESI/SP se tornou neste início de tarde o campeão paulista masculino de volei 2009, ao derrotar por 3 sets a 1 a equipe do Brasil Volei Clube, na casa do adversário em São Bernardo do Campo. O time comandado pelo campeão olímpico e mundial Giovani, não deu chances no primeiro set fazendo 25 x 14, no segundo a equipe do ABCD paulista empatou a partida (28x26), mas não segurou nos 2 sets seguintes (25x21 e 27x25). Destaque para a atuação do veterano Anderson de 35 anos, comandando o time, sacando e atacando em altíssimo nível, e ao lado dos jogadores da seleção Murilo e Sidão conquistaram o torneio estadual, que serviu de preparação para superliga 2009/2010. A equipe do Brasil Volei conta com o líbero Serginho, o levantador Marlon e o ponteiro Dante e também entra como uma das favoritas ao título da competição nacional. A equipe do SESI/SP conquistou seu segundo título, em dois torneios disputados.

NBB 2009/2010

Está começando a segunda tempora do Novo Basquete Brasil. Nesta temporada serão 14 equipes, que disputarão a primeira fase no sistema de turno e returno. Os 4 primeiros garantem vaga nas quartas-de-final, e do 5º ao 12º brigam para garantir a vaga. Todas as fases dos playoffs serão disputadas em melhor de 5 jogos.
As equipes esse ano são: Flamengo (atual campeão), Brasília, Minas, Joinville, Pinheiros, Bauru, Franca, Paulistano, São José, Assis, Palmeiras/Araraquara, Vila Velha/Cetaf, Saldanha da Gama e Londrina.
Outra novidade é que serão feitos exames antidoping, em todas as partidas do campeonato, com atletas sendo sorteados para realização dos testes.
O NBB acabou com a guerra entre os clubes e a Confederação Brasileira de Basquete, algo que trouxe grandes estrelas como Baby, Alex (foto) e Marcelinho, de volta para o basquete nacional. A primeira rodada terá: Pinheiros x Brasília, Flamengo x Vila Velha; Joinville x Londrina; São José x Vitória; Paulistano x Minas; Palmeiras x Bauru; e Franca x Assis.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Surf

Começou nessa quinta-feira, a última etapa do Supersurf no Rio de Janeiro. Ainda restam 3 surfistas na briga pelo título, Messias Felix (Ceará), Jano Belo (Paraíba) e Pedro Henrique (Rio de Janeiro). As finais serão disputadas nesse final de semana na Barra da Tijuca. Neste sábado são esperadas grandes ondas pela organização, o que vai esquentar ainda mais a disputa no mar carioca.
No surf internacional, terminou a etapa de Peniche (Portugal). Mick Fanning (Austrália) levou a etapa, o que acabou com o sonho do brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho de ser Campeão Mundial. Fanning e seu compatriota Parko chegam a última etapa, em Pipeline no Havaí, na disputa pelo troféu de melhor surfista de 2009 pela Associação de Surf Profissional.

Doping

A ginasta Daiane dos Santos, foi pega no exame anti-doping para a substância furosemida, um tipo de diurético. A atleta alegou que no momento em que realizou o exame, informou que fez uso da substância, contida em um medicamento que tomava para um tratamento médico, e que sabia da proibição, mas tomou já que não estava em período de competições. Daiane não compete desde os jogos Olímpicos de Pequim. Ela tem até o próximo dia 13 para pedir uma audiência com a FIG (Federação Internacional de Ginástica) e dar explicações a entidade. A furosemida é um mascarante que dificulta a constatação de outros elementos dopantes, como os esteróides.

Complicou

A seleção brasileira perdeu mais uma no Mundial sub-17, desta vez para a Suíça, e viu sua classificação para a próxima fase estar ameaçada, já que a vitória do México diante do Japão empurrou a equipe para a 3ª colocação no grupo. Agora, o Brasil precisa torcer por uma combinação de resultados para avançar na competição. O time canarinho começou a partida pressionando o adversário, tendo em Zezinho sua principal arma ofensiva, contudo não traduziu em gol a sua superioridade. Já os suíços foram mais eficientes, e em cobrança de escanteio, aos 20 minutos, Kasami cabeceou firme e Alisson fez grande defesa, mas o rebote sobrou para Ben Khalifa abrir o placar. O jogo continuou morno, com a seleção trocando passes, sem conseguir superar a forte retranca européia. No segundo tempo, o Brasil foi todo ao ataque, cedendo espaços para o contra-ataque. Zezinho e Willen, que substituiu o apagado Neymar, tiveram grandes chances de empatar, enquanto a Suíça assustou em dois lances, parando no goleiro Alisson e no travessão. No fim, uma derrota que complica e muito a situação brasileira no Mundial sub-17.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sobrevida

No Maracanã, o Fluminense venceu o Atlético-MG por 2x1, gols de Fred e Conca, descontando Diego Tardelli. O tricolor carioca segue na lanterna, agora com 30 pontos, distante 5 do Botafogo, primeiro time fora da zona de rebaixamento, enquanto o Galo caiu para o 3º lugar, a 4 pontos do líder Palmeiras. O Flu começou o jogo em cima do time mineiro, arriscando, principalmente, chutes de longa distância. O Atlético sofria com o setor de criação apagado e Tardelli muito bem marcado por Gum. Até que aos 33 minutos, num cruzamento de Maicon, a bola bateu no braço do zagueiro Jorge Luiz dentro da área e o juiz assinalou pênalti. Fred foi para a cobrança, com direito a paradinha, e abriu o marcador. Na etapa complementar, logo aos 50 segundos, o Fluminense ampliou numa jogada argentina. Equi Gonzalez serviu Conca na área e o camisa 11 anotou: 2x0. A equipe atleticana então reagiu e aos 7 minutos, numa falha do goleiro Rafael, a bola sobrou limpa para Diego Tardelli marcar seu 17º gol no campeonato, artilheiro isolado. Celso Roth fez alterações e colocou o time no ataque, mas a expulsão de Jorge Luiz acabou minando as chances de reação. Agora o Galo busca a reabilitação contra o Goiás em Goiânia, enquanto o Fluminense tem um jogo duríssimo contra o Cruzeiro, no Mineirão, na sua luta contra o rebaixamento.

Show !!!

Em uma noite de muita inspiração, o atacante Obina garantiu a volta do Palmeiras a liderança do Brasileirão. Em um primeiro tempo muito bem disputado pelas duas equipes, a velocidade preponderou. O Goiás teve sua melhor chance nos pés de Leo Lima que chutou perigosamente de fora da área. Já o Palmeiras, em cobrança de falta de Diego Souza acertou a trave do goleiro Harlei. Na etapa final, logo aos 4 minutos, começou a brilhar a estrela do atacante baiano do Verdão. Recebendo passe em profundidade, Obina bateu firme de canhota e abriu o marcador. Aos 29, Ortigoza sofreu penalti de Rafael Toloi. Obina bateu, Harlei chegou a tocar na bola, mas não o suficiente para evitar o balanço da rede. Logo depois Rafael Toloi, que já tinha amarelo, fez falta em Diego Souza e foi para o chuveiro mais cedo. Aos 38, num lance de rara inteligência, Obina deu um belo passe de calcanhar e deixou Deyvid Saconni na cara do gol para fazer o terceiro. Para finalizar a goleada, o camisa 28 recebeu em profundidade e fez na saída de Harlei. Foi o terceiro dele no jogo, o 12º no campeonato. Obina, o nome do jogo, dedicou a vitória a seus familiares e ao técnico Muricy Ramalho. Na próxima rodada, o Palmeiras faz o clássico contra o Corinthians em Presidente Prudente, enquanto o Goiás pega o Atlético-MG no Serra Dourada.

Velocidade no sangue.

Foi confirmado hoje (29/10) que Bruno Senna, sobrinho do Tri-campeão Ayrton Senna, será piloto da equipe Campos, que estreará no mundial de 2010. Bruno deverá ter o experiênte pedro de La Rosa como companheiro de equipe, atual reserva da McLaren. O anúncio oficial deverá ser feito após o GP dos Emirados Arábes, GP q fecha a temporada 2009. Há uma pequena possibilidade de Nelsinho Piquet ser o companheiro de Bruno Senna, mas Adrian Campos, chefe da equipe deverá escolher De La Rosa para atender a exigências de patrocinadores locais. Aos 26 anos Bruno Senna não chega apenas com o peso do sobrenome, mas sim com a aprovação de todos os "vestibulares" para chegar a F-1.

Mundial de Clubes de Volei 2009

Após 17 anos, no próximo dia 03/11, terá inicio a quarta edição do Mundial de Clubes de Voleibol, em Doha no Qatar. O Brasil será representado pela equipe Cimed/Florianópolis, que venceu o sulamericano e conquistou o direito de participar do torneio, que contará com as seguintes equipes: Trentino Betclic (Itália), Zenit Kazan (Rússia), Corozal (Porto Rico), Zamalek (Egito), PGE Skra Belchatow (Polônia), Payakan (Irã) e Al-Arabi (Qatar). A grande final será disputada no dia 11 de novembro. Neste campeonato será testada uma nova regra, que está sendo chamada de Golden Formula. A equipe que recepcionar o saque só poderá atacar atrás da linha dos 3 metros, depois se o ponto continuar sendo disputado poderá atacar conforme as regras atuais, jogadores de rede de qualquer lugar e jogadores de fundo de quadra apenas atrás da linha dos 3. Esta mudança visa manter a bola mais tempo no ar, para que se tenham ralis.
Os levantadores vão ter que se virar para acertarem os passes para os ataques virem de tras da linha. O volei foi o esporte olímpico que mais passou por mudanças de regras nos últimos 20 anos, e tem se adaptado bem a essas regras. Outras não pegaram, como o Set ser disputado com limite de tempo. Vamos ver se essa regra vai pegar para as demais competições.

Liderança

No único confronto direto entre equipes postulantes ao título nesta 32ª rodada, deu São Paulo. A vitória magra sobre o Internacional deu à equipe paulista a liderança provisória da competição, já que Palmeiras e Atlético-MG só entram em campo nesta quinta-feira. O primeiro tempo apresentou um domínio colorado, que criou boas chances através de D'Alessandro. Primeiro numa cobrança de falta e depois num chute cara a cara, ambos defendidos por Bosco, que teve ótima atuação. No último lance da etapa inicial, após escanteio desviado por André Dias, o artilheiro Washington abriu o placar para o tricolor. Para o segundo tempo, o técnico Mário Sérgio mexeu na equipe e pôs o Inter com 3 atacantes. A mudança surtiu efeito, a equipe colorada acuou o São Paulo e teve boas chances para pelo menos empatar a partida, mas parou num Bosco em noite inspirada. Bem fechado, o time paulista segurou o resultado e torce contra seus rivais para manter-se na liderança. Os gaúchos seguem irregulares sob o comando de Mário Sérgio, enquanto o tricolor cresce na hora certa em busca do hepta.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Subindo

Num jogo dramático, o Cruzeiro venceu o Santo André por 3x2 no Mineirão, obtendo sua 5ª vitória consecutiva no brasileirão e se aproximando cada vez mais da liderança. Com 51 pontos, ainda permanece fora do G4, porém dependendo dos resultados desta quinta, pode terminar a rodada a 4 pontos do líder. A partida começou com o time celeste, sob a batuta de Gilberto, pressionando o Ramalhão, mas pecava nas finalizações. O camisa 10, Guerrón, Diego Renan e Thiago Ribeiro perderam boas chances e frustraram o torcedor. O que faltou no primeiro tempo, sobrou no segundo: gol. Logo aos 13, em ótimo passe de Jonathan, Guerrón abriu o placar, porém 4 minutos mais tarde o Santo André igualou com um belo gol do artilheiro Nunes. Depois, aos 28, aconteceu o improvável: jogada de Ávine e virada do time paulista através de Junior Dutra. A torcida passou a vaiar, mas o Cruzeiro reagiu e aos 38, o jovem Eliandro empatou mais uma vez o jogo. Coube a Thiago Ribeiro, nos acréscimos, decretar a virada e garantir os três pontos para os mineiros. Com a melhor campanha disparada do returno, a equipe celeste segue pressionando o bloco da frente e lamenta o pífio início de campeonato, quando ainda disputava a Libertadores.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Experiências

Um bem humorado Dunga anunciou os convocados da seleção brasileira para os amistosos contra Inglaterra e Omã em novembro. Um time 100% ''estrangeiro'' será mandado a campo nesses jogos, já que o treinador optou por chamar atletas que atuam no futebol europeu e não prejudicar as equipes candidatas ao título do brasileirão. Na lista, a confirmação de alguns nomes e boas surpresas. Júlio César, Maicon, Daniel Alves, Lúcio, Juan, Luisão, Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Elano, Ramires, Júlio Baptista, Kaká, Robinho, Luís Fabiano e Nilmar parecem cada vez mais próximos do mundial. Doni (voltando de lesão), Naldo e Lucas ganham nova chance de se firmar. As novidades foram Fábio Aurélio e Michel Bastos (fazendo boa temporada no Lyon, atuando como meio campista), convocados para a lateral esquerda, posição que segue indefinida na cabeça do técnico; Carlos Eduardo, ex-Grêmio, meia atacante jovem do Hoffenheim e que vem brilhando em terras alemães; e Hulk, atacante revelado no Vitória, muito forte fisicamente e artilheiro do Porto. Dunga aproveita as poucas oportunidades pra fazer experiências e definir as lacunas restantes do grupo para a Copa do Mundo em 2010.

Algozes

Com um futebol pouco inspirado, a seleção brasileira sub-17 foi derrotada hoje pelo México no mundial da categoria. A equipe canarinho, que perdeu em 2005 a final do torneio justamente para os mexicanos, agora joga a classificação contra a Suíça na sexta-feira, e precisa da vitória pra manter vivo o sonho do tetra. O jogo começou truncado, com poucas oportunidades para os dois times. Os grandes talentos brasileiros, como Neymar, Zezinho e Phillipe Coutinho se movimentavam muito, mas pouco produziam. Na segunda etapa, o panorama não mudou e a partida seguiu morna, até que numa cobrança de escanteio, a zaga brasileira e o goleiro Alisson bateram cabeça e a bola sobrou pra Miguel Basulto abrir o placar para os mexicanos. O técnico Lucho Nizzo do Brasil mexeu na equipe, mas faltou organização para buscar o empate. Resta a seleção conseguir um bom resultado contra os suíços para esta promissora geração não amargar uma eliminação precoce.

NBA 2009/2010

Começa mais uma temporada do Melhor Basquete do Mundo. Leste e Oeste duelam pelo título da Liga America. LA Lakers, atual campeão, San Antonio Spurs e Denver Nuggets são os favoritos do lado Oeste, enquanto o Cleveland Cavaliers com LeBron James e Shaq O'Neal, Orlando Magic e Boston Celtics aparecem forte do lado Leste. A liga americana está para o basquete, assim como o campeonato inglês está para o futebol, grandes estrelas, grandes equipes, todos os ingredientes para um grande campeonato.

domingo, 25 de outubro de 2009

SanSão

Um jogão! Santos e São Paulo fizeram na tarde deste domingo um clássico recheado de emoções e bom futebol na Vila Belmiro. No fim, valeu a força do Tricolor, que com a vitória fica a 2 pontos do líder Palmeiras, com 52 pontos. O jogo começou a mil por hora e, ao fim da primeira etapa, o placar já marcava 2x2. Logo no início, o garoto André abriu a contagem pro Peixe após cobrança de escanteio, mas Hernanes de falta marcou um belíssimo gol em seguida. A partida continuou movimentada e em novo esquinado, Rodrigo Souto colocou o alvinegro em vantagem. O caminho era mesmo a bola aérea, e em outro escanteio, Washington empatou mais uma vez. Depois do intervalo, o São Paulo conseguiu a virada com Jorge Wagner. Luxa então fez mudanças, o time melhorou e chegou a igualdade com Robson. Aí começou a aparecer a figura de Rogério Ceni. Primeiro, numa cobrança de falta, fez o quarto da equipe da capital. Depois, numa dividida faltosa com Jean, foi expulso pelo árbitro Carlos Simon. Mesmo com um a mais, o Santos não conseguiu marcar e com esse futebol desinteressado permanece na zona morta da tabela. Já o Tricolor se mantém entre os líderes e busca a regularidade pra levar o hepta.

Mais do mesmo.

Valentino Rossi, garantiu seu, nada mais nada menos, sétimo título da categoria Moto GP, hoje na Malásia. Chegou em terceiro lugar. O vencedor da prova foi por Casey Stoner (Austrália), seguido por Dani Pedrosa (Espanha). A corrida ficou ameaçada por causa da fortes chuvas e sua largada foi atrasada por alguns minutos.
Este fenômeno das duas rodas não encontra barreiras, agora só falta mais uma conquista para igualar seu compatriota Giacomo Agostino, octacampeão entre os anos 60 e 70.

Caça aos líderes

Fazendo um bom primeiro tempo e uma regular etapa final, o Fla entra de vez na briga pelo título, certo que não depende só dele, mas para quem estava 12 pontos distante do lider e hoje está apenas 3, pode sonhar com o Hexa. O time não terá Pet na próxima rodada contra o Barueri, mas conta com a volta de Ronaldo Angelim, Willians e provavelmente de Alvaro. Adriano teve apenas duas oportunidades em toda a partida, e na segunda não titubeou e ao melhor estilo Imperador fez o único gol do jogo. Já o Fogo se afundou ainda mais, volta a zona de rebaixamento e ainda lamenta as péssimas finalizações de seus atacantes e principalmente o penalti perdido por Lucio Flavio, que deixaria o Bota fora do Z4. Na próxima rodada o fogão pega o Nautico em casa, uma decisão pela permanência na Série A. Se perder o Bota terá grandes chances de retornar a segundona, onde já esteve em 2003.