quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O preço do banco

1 milhão pela comissão, 450 mil de salários, e por aí vai. Tirando Adriano e Ronaldo nenhum jogador recebe mais que Muricy e Luxemburgo. Eles não são o únicos. Dorival Junior, Ricardo Gomes, Vagner Mancini e agora Andrade, entre outros, estão entre os supervalorizados treinadores do país. Mas será que vale a pena? A diretoria do Palmeiras deve ter gastado por volta de R$ 25 milhões nos ultimos dois anos com treinadores, e conquistou apenas um paulista e uma vaga na Libertadores, eliminado nas quartas-de-final. Por que esses profissionais, de suma importância, estão ganhando tanto? Será que eles são mesmo mais importantes que os 11 atletas em campo?
Tudo começou quando Luxemburgo voltou da Europa para o Santos, recebendo nada mais nada menos que R$ 600 mil por mês. Muricy se valorizou com um vice e três títulos nacionais e uam final de Libertadores. Outro fator importante é o exôdo de técnicos para o Mundo Árabe, recebendo propostas quase que diárias para desenvolver o futebol da região, os clubes tem que abrir a mão para mantê-los nos times e dar continuidade ao trabalho.
Treinador ganha jogo, mas se não tiver atletas de qualidade no elenco não faz milagre e não ganha campeonato. Para o Vasco valeu a pena investir em Dorival em 2009, mas não em 2010. Já para o Verdão todos os gastos arrebentaram os cofres do time, tanto que a diretoria fala em elenco modesto para a próxima temporada.
Fato é que não adianta trazer o Felipão do Uzbequistão se não puder dar a ele jogadores de qualidade. Mais viável é ter jogadores de qualidade com um treinador ganhando menos. Receita usada pelo Flamengo, no Brasileirão, gastou-se uma grana com Adriano e Pet e pagou menos a Andrade, agora teve que gastar para mantê-lo, senão gastasse com ele gastaria com outro.
Se não ganhar eles são os culpados, também com salário desse, tinha que transformar Zé em Pelé.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Mercadão dos Professores

Mal deu uma semana de fim de Brasileirão e já tivemos uma semana agitada no mercado de treinadores. Luxa foi pro Galo, Vagner Mancini, depois de uma segunda passagem conturbada pelo Vitória, assume o bom time do Vasco da Gama, que além de manter a base, já trouxe alguns reforços de destaque no ano de 2009. Mancini é um bom nome, levou o limitado Santos as finais do Paulistão, derrubando, o na época, poderoso Palmeiras nas semi-finais. Depois o fraco elenco do Santos não embalou no Brasileirão e Mancini caiu, voltando ao Vitória onde foi bem em 2008 e início de 2009.
A equipe baiana efetivou o auxiliar Ricardo Silva, que talvez tenha feito a melhor passagem pelo time no ano. Ele comandou o time na saída de Mancini e antes da péssima passagem de Mauro Fernandes. No Bahia, foi confirmado nesse domingo, pelo presidente Marcelinho Guimarães, o nome de Renato Gaúcho para tirar o Tricolor de Aço da fila, que vem desde 2001. Renato teve um 2009 pra se esquecer e tem tudo, se montar um elenco melhor, para fazer um bom trabalho na Boa Terra, até porque quando treinou o Vasco em 2006 e o Flu em 2007 e 2008 mostrou que sabe trabalhar com jogadores limitados.
No Inter, a bola da vez é o uruguaio Jorge Fossati, que veio da LDU, e terá a missão de levar o Colorado ao Bi da América e se igualar ao arqui-rival. Ele deve implantar sua filosofia de trabalho sem problemas, até porque o Inter tem, talvez, o melhor elenco do Brasil. No lado azul de Porto Alegre, quem comandará o time será Silas, após duas excelentes passagens no Avaí, chega para tentar conquistar Gauchão e a Copa do Brasil nesse primeiro semestre.
Na Ressecada, quem irá comandar o Avaí será Pericles Chamusca, outro que teve um 2009 para ser apagado.
E para finalizar, Dorival Junior, comandará o Santos em 2010. O time que tem novo presidente, saindo de uma Era de 10 anos com Marcelo Texeira, terá no novo comandante a força para se reforçar e montar um time que brigue diretamente por títulos na próxima temporada.