sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Primeiro grande erro da temporada

Em um jogo não mais que razoável, saiu o primeiro erro crasso da arbritragem em 2010. Paulo César de Oliveira, que é um dos bons árbitros em atividade, não viu o impedimento de Tadeu no rebote do penalti por ele batido. Os palmeirenses reclamaram muito do lance, e de fato prejudicou o time. Mas o time do Palmeiras também não jogou para vencer a partida, nem mereceu. O Grêmio (Barueri) tem uma boa equipe, armada pelo bom técnico Vinicius Eutrópio. Marcus Assunção e Marcelo Oliveira fecharam bem o meio-de-campo e Flavinho deu muito trabalho a zaga do Porco.
O Palmeiras errou muitos passes, num deles saiu o gol do Flavinho. Deixou muitos espaços entre zaga, meio e ataque, o que proporcionou muitos contra-ataques do Grêmio. Cleiton Xavier não repetiu a boa apresentação de sábado, e os gol saíram em lances inesperados. Um chute de Deyvid Saconni, que desviou no zagueiro Diego e a velha jogadinha de Muricy. Bola parada, cruzamento e alguem sobe para cabecear. Dessa vez foi Diego Souza, que se movimentou bastante ao longo de toda partida.
O Palmeiras precisa de um reforço no ataque, pois se depender de Robert para ser seu "Homem-gol" vai ser complicado. Ontem ele perdeu muitas bolas, esteve mal posicionado e parece destoar do resto do time. A entrada de Daniel, o Lovinho, mudou um pouco as características do time, faltava um jogador para cair pelos lados com velocidade, como Flavinho fazia pelo Grêmio, e ele entrou e com isso o time passou a jogar mais no campo adversário. Talvez com um jogador com essas caraterísticas, o Palmeiras evolua ao longo da temporada.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A noite de Jorge Henrique

Na noite em que o Corinthians estreiou Roberto Carlos e Ronaldo voltou a jogar, quem roubou a cena foi Jorge Henrique. Ele não está na lista dos "Galáticos" do Timão, mas ontem e durante a temporada 2009, mostrou que deve ser titular nesse time. Jorge Henrique não tem uma técnica fora do comum, não é craque, mas é fundamental. É um jogador tático, corre, marca e finaliza bem. Recompõe bem o setor de meio-campo e corre por Ronaldo.
Ontem, contra o Bragantino, um dos poucos times com qualidade do interior desse Paulistão, Jorge Henrique foi decisivo, não só porque fez o segundo e participou da jogada do primeiro, porque marcou, abriu espaços, armou jogadas, fez tudo o que Tcheco não fez. O ex-gremista foi vaiado e disse que mereceu as vaias, não jogou bem nenhuma das duas partidas.
Roberto Carlos mostrou vontade, nada além disso, e está sem ritmo de jogo e um pouco fora de forma. Ronaldo, extremamente, fora de forma, quando apareceu, foi bem, mas a marcação do Braga foi implacável, tendo até 3 jogadores em cima do Fenómeno. Elias também foi bem, é a válvula de escape do Corinthians, e já está bem fisicamente.
Quem também fez sua primeira partida com a camisa do Timão, foi o volante Ralf, que não parece ter sentido o peso da camisa, fez boa marcação, deu bons passes e cobriu bem as subidas dos laterais.
O Timão do Centenário tem tudo para dar certo. Mano Menezes só precisa escalar Danilo, para ver quem será seu meia, Tcheco ainda não agradou. Vamos ver quando o Corinthians aparecer com seus 11 titulares, como serão suas apresentações.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ele voltou...

Infelizmente ele voltou. Eurico Miranda, ex-presidente (e câncer) do Vasco da Gama, foi eleito Presidente do Conselho dos Beneméritos, derrotando por 93 a 45 a chapa em que seu ex-companheiro e também ex-presidente do Vasco, Antonio Calçada, fazia parte.
É uma lástima para todo futebol brasileiro ter que ver Eurico trabalhando em um clube de futebol, e só quem tem a perder é o Vasco da Gama. O time da Colina evoluiu muito em sua administração desde a saída de Eurico, montou um elenco digno, equilibrou suas finanças, coisa que era raro ouvir anos atras.
Roberto Dinamite já anunciou que quer seu rival longe da administração do clube, mas acredita que ele quer ajudar o Vasco.
É esperar para ver. Tomara que não vejamos mais do mesmo.

E agora Jobson?

O STJD puniu o atacante Jobson com 2 anos de suspensão, por uso de cocaína. Flagrado nos dias 8 de novembro e 6 de dezembro nos exames antidoping, contra Coritiba e Palmeiras, o atacante diz não ter usado cocaína e sim fumado crack, substância a base cocaína. Ainda disse em seu depoimento que usa a droga desde a época que atuava pelo Brasiliense.
Jobson, que foi o destaque do Botafogo no final da Série A, e estava pré-contratado pelo Cruzeiro, agora é forçado a parar por dois anos. A questão ser a punição é justa ou não, cabe a cada um e o tribunal entendeu que era a pena adequada. O mais importante agora é que o jogador não fique desamparado. Ele errou e deve ter consciência disso. Caso nado for feito em prol do atleta ele pode voltar a cometer o mesmo erro e nunca mais jogar futebol em bom nível ou em nível nenhum. Nessa hora o empresário do jogador deve estar mais presente do que nunca, ajudar o rapaz, que só tem 21 anos.
Agora é esperar esses dois anos e torcer para que ele volte ao futebol em alto nível e fique longe do uso das drogas.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dá para melhorar

O jogo que mais chamou a atenção do fim de semana, foi a derrota do São Paulo para Lusa no Morumbi. O São Paulo é outro. Mudou o esquema, saindo do batido 3-5-2 para um ousado 4-3-3, ousado que tem tudo para dar certo. Faltou entrosamento. A escalação é boa, mas pode mudar. Os laterais improvisados podem ser um ponto fraco do time. Léo Lima lembrou o velho Léo Lima do Flamengo, Santos e Palmeiras (talvez ele não tenha percebido que esta é a última chance dele em um time de ponta).
Ao jogo. Dagoberto e M. Paraíba se movimentaram bem, trocaram de posição e no primeiro tempo funcionou. Rogério Ceni perdeu um penalti, e mais incrivel foi a forma que Hernanes perdeu o rebote. Na segunda etapa o entrosamento da Lusa e a falta deste do Tricolor foi a tônica e a Portuguesa virou e virou com méritos.
Uma alternativa para o São Paulo é jogar com Junior César na lateral, Jorge Wagner na vaga de Léo Lima e Adrian González na direira, deixando Jean de volante, onde ele sabe jogar e bem. Richarlyson e Arouca serão bons nomes para suprir as ausências de Jean e Hernanes. Agora Washington e Léo Lima tem tudo para dar uma senhora dor de cabeça...para a torcida tricolor.

Destaques do fim de semana

Na primeira rodada dos principais estaduais pelo país, alguns times se destacaram pelos resultados, ainda é cedo para dar qualquer prognóstico, mas vale ressaltar os bons jogos que fizeram. Fluminense e Botafogo jogaram bem. O Flu com muita facilidade envolveu o Americano, e o Fogão, teve dificuldades, até porque o Macaé tem uma base que subiu o time para série C, mas mostrou que seu losango (Leandro Guerreiro, Fahel, Eduardo e Lucio Flávio) pode ser forte e abastecer bem El Loco e Herrera. Flamengo e Vasco venceram, mas discretamente, passando até sufoco em alguns momentos. No RS destaque para a virada do Grêmio, que lutou muito para conquistar os 3 pontos. O Inter, com seu time B, não teve problemas com o Ypiranga.
Na "Boa Terra" Renato Gaúcho começou bem seu trabalho no tricolor de Aço. O Bahia, mesmo fora de casa, meteu 5x1 no Colo-Colo, que está longe de ser o Colo-Colo campeão de 2006. O rival Vitória, jogando em Pituaçu, venceu com dificuldades o Camaçari, fez só 2x1.
Sem muitos titulares o Timão apenas empatou com o Monte Azul e iniciou a temporada como 2009, empatando com um time muito fraco. Agora Palmeiras e Santos tiverem boas estréias e com dastaques para as duplas Diego Souza e Cleyton Xavier e Neymar e Ganso. Os palmeirenses brilharam no novo esquema de Muricy. Diego teve liberdade em campo, não foi um atacante, nem um meia, era um jogador na frente que se movimentava abrindo espaços e Xavier distribuiu passes e quando precisou marcar fez bem. Já os "Meninos da Vila" desfilaram seu talento no Pacaembu. Envolveram a zaga do Rio Branco, correram, abriram espaços. Eles tem muito talento e com o comando de Dorival Jr. vão ter os pés no chão e devem repetir a boa atuação durante toda a temporada. São diferenciados e nisso o Santos leva vantagem.

Mais uma chance, só mais uma Dunga!!

Ele está voltando, ainda não voltou, mas já é alguma coisa para nós. Ronaldinho vem jogando muita bola, sendo sempre o destaque das vitórias do Milan. Dando passes, lançamentos, viradas de jogo e gols, muitos gols, até de cabeça ele guardou ontem.
A imprensa pede a volta dele. Maradona quer vê-lo na Copa e não falou de sacanagem. A alegria no rosto de Ronaldinho em campo lembra os bons tempos de Barça. Podem dizer que ele já teve inúmeras chances, tomou puxão de orelha, foi pro banco, foi até o comandante da seleção olímpica e nada deu certo até o momento na "Era Dunga", mas não custa nada convoca-lo para o amistoso de Março. Quando o jogo tá complicado, amarrado, a única saída tem sido improvisar Dani Alves e só assim tem melhorado. Ele não precisa ser titular e no esquema do Dunga é ele ou Kaká de titular e não precisa nem falar que tem que ser Kaká. Se nas oitavas, o jogo tiver duro, o professor olhar pro banco e chamar Ronaldinho, todo mundo terá esperanças, agora se olhar pro banco e chamar Ramirez, Julio Baptista e não der certo, o Brasil vai falar: Por quê não levou o Gaúcho?
Ele está em forma e jogando bem. Se levaram trocentas vezes Afonso Alves, chamaram Jonatas, Morais e Mineiro...não custa nada dar essa última chance para o homem.