domingo, 21 de fevereiro de 2010

Não deu a lógica

Quando se iniciou a Taça Guanabara, ninguém apontava o Botafogo como favorito ao título. Quando foi goleado pelo Vasco, menos ainda. Mas nessas finais de turno, ficou mostrado mais uma vez que o futebol é fascinante, porque ele não dá a lógica, ele é capaz de ter reviravoltas em questão de semanas.
Joel Santana soube amarrar o jogo no primeiro tempo, não inventou. O Vasco não teve dificuldades para tocar a bola no primeiro tempo, mas não penetrava a área botafoguense. Somente arriscava em chutes de fora da área. Nos contra-ataques o Fogão era atrapalhado, tropeçava na má atuação de Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro e não conseguiam botar Herrera e Abreu na cara do gol.
As duas melhores chances de gol foram do Vasco. Phellipe Coutinho fez boa jogada, beteu firme, mas Wellington desviou e a bola saiu rente a trave. Já o apagado Dodô teve ótima oportunidade, mas na duvida entre driblar e finalizar, perdeu para a zaga.
Na segunda etapa, o Vasco veio com Magno na vaga de Leo Gago, para buscar abrir mais espaços na zaga do bota. No entanto, quem assustou primeiro foi Herrera, que chutou forte para grande defesa de Fernando Prass. O jogo continuou com o Vasco em cima e o Fogão explorando os contra-ataques. Aos 15 min a substituição que mudaria a história da decisão. Caio no lugar de Lucio Flavio. O talismã de Joel abriu mais espaços e passou a receber mais faltas. Com isso o Botafogo cresceu em sua jogada mais forte, que é a bola aérea.
Aos 23 min, toda a zaga do Vasco preocupada em marcar Abreu, Herrera e Fahel, deixou Fabio Ferreira livre, para aproveitar cobrança de escanteio e testar para o gol, abrindo o marcador.
No lance seguinte, Nilton, em entrada criminosa em Caio foi expulso e o time da Colina, que já não nao era o mesmo do primeiro tempo ficou fragilizado, sem poder de ataque.
No final, Caio sofreu nova falta. Na cobrança Abreu foi agarrado por Titi, que já tinha marelo e foi expulso. Penalti, que o uruguaio bateu para fazer 2x0 e fechar o caixão.
O Botafogo mostrou que quem morre de véspera é o peru, e derrubou o favoritismo de Flamengo e Vasco e levou p Bi da Taça Guanabra e vai para sua quinta final de estadual consecutiva.

Um comentário:

  1. Quando tiver um tempo vou negociar uma coluna sobre o campeonato e os times baianos.
    E sobre o Bota, Joel mostrou mais uma vez o que se faz, treinador com cancha é outra coisa.

    ResponderExcluir